Soft Machine sempre teve uma habilidade rara de manter seus ouvintes imersos, quase como se algo novo estivesse prestes a acontecer a cada segundo. Após o lançamento do sólido Seven, a banda retornou dois anos depois com uma novidade empolgante: a adição de Allan Holdsworth, um guitarrista que mais tarde construiria uma carreira solo brilhante. Embora a guitarra não seja o primeiro instrumento que se associa ao som clássico da Soft Machine, a presença de Holdsworth aqui muda tudo. Ele não apenas brilha; é o centro das atenções, levando a banda a uma nova direção.
Bundles é essencialmente, um álbum guiado pelas guitarras, onde Holdsworth domina e os outros instrumentos servem quase como pano de fundo para suas linhas criativas. A abertura, “Hazard Profile Part 1,” é um exemplo claro dessa revolução sonora. O riff de guitarra repetitivo e agressivo anuncia uma nova fase da banda. Quando Holdsworth inicia seu solo, somos imediatamente transportados para um universo onde o jazz rock flerta com o progressivo por meio de uma técnica e sensibilidade extraordinárias. O resto da banda acompanha de forma primorosa, criando um cenário luxuoso no qual a guitarra desliza com liberdade.
Já em “Hazard Profile Part 2”, a atmosfera muda. O piano assume o protagonismo com uma melodia delicada e introspectiva, que se entrelaça com o violão de forma sublime. A música flui com uma suavidade que contrasta perfeitamente com a energia da primeira parte. “Hazard Profile Part 3” tem apenas 33 segundos, mas é o suficiente para deixar uma impressão forte, preparando o terreno para a explosão seguinte. “Hazard Profile Part 4” traz uma pegada mais próxima do blues rock, com um riff poderoso e repetitivo. “Hazard Profile Part 5” continua com energia renovada, onde a bateria e o baixo formam uma base sólida, enquanto o sintetizador adiciona um toque original e dinâmico. E mais uma vez, Holdsworth reina, conduzindo a faixa com maestria.
“Gone Sailing” é um breve interlúdio de menos de um minuto, no qual Holdsworth opta por um solo de violão simples, mas cheio de harmonia e beleza. Essa simplicidade serena funciona como uma ponte para “Bundles”, uma faixa que antecipa o futuro estilo do guitarrista. A música traz uma melodia forte, linhas de baixo vigorosas e um trabalho de guitarra que praticamente solta faíscas, proporcionando ao ouvinte aquela sensação de improviso controlado. “Land Of The Bag Snake” se destaca pelo trabalho de guitarra incendiário sobre uma base rítmica intensa. Aqui, Holdsworth nos presenteia com solos melódicos que são verdadeiros deleites auditivos. O baterista John Marshall brilha criando momentos que remetem ao lado mais jazzístico do King Crimson, especialmente à fase com Bill Bruford. “The Man Who Waved At Trains” desacelera o ritmo com uma faixa suave, onde a bateria e os teclados são intricados e o saxofone e oboé criam uma atmosfera relaxante. A transição para “Peff” é natural, e essa faixa serve como um ponto de equilíbrio no álbum, destacando-se pela técnica e pelo crescimento gradual do saxofone, que atinge momentos de distorção impactante.
“Four Gongs Two Drums” é um solo de bateria de John Marshall. Ele consegue manter a faixa concisa e envolvente, evitando que se torne cansativa. Para fechar o disco, “The Floating World” é uma faixa atmosférica, onde a banda cria uma sensação de leveza, quase como se estivéssemos flutuando. É um encerramento inesperado, mas que revela a intenção de Karl Jenkins de deixar sua marca como líder da banda. A flauta de Ray Warleigh contribui para essa textura etérea, criando um final contemplativo, embora um pouco longo para um álbum tão enérgico.
No fim, Bundles é um álbum poderoso e com uma produção orgânica que casa perfeitamente com a música. Embora não tenha o mesmo impacto inovador ou icônico dos primeiros discos da Soft Machine, ele se destaca como um excelente trabalho de jazz rock que está repleto de momentos empolgantes. É um disco mais indicado para fãs de fusion do que para os puristas da cena Canterbury, mas ainda assim, um marco interessante na carreira da banda.
================================
Soft Machine has always had a rare ability to keep its listeners immersed, almost as if something new is about to happen at any given second. After releasing the solid Seven, the band returned two years later with an exciting new addition: Allan Holdsworth, a guitarist who would later build a brilliant solo career. Although the guitar is not the first instrument that comes to mind when thinking of Soft Machine's classic sound, Holdsworth’s presence here changes everything. He doesn’t just shine; he takes center stage, leading the band in a new direction.
Bundles is essentially a guitar-driven album, where Holdsworth dominates, and the other instruments almost act as a backdrop for his creative lines. The opening track, “Hazard Profile Part 1,” is a clear example of this sonic revolution. The aggressive, repetitive guitar riff announces a new phase for the band. As soon as Holdsworth begins his solo, we are instantly transported to a universe where jazz rock flirts with progressive through extraordinary technique and sensitivity. The rest of the band accompanies him flawlessly, creating a luxurious backdrop in which the guitar glides freely.
In “Hazard Profile Part 2,” the atmosphere changes. The piano takes the lead with a delicate and introspective melody, beautifully intertwined with the acoustic guitar. The music flows smoothly, perfectly contrasting the energy of the first part. “Hazard Profile Part 3” is only 33 seconds long, but it’s enough to leave a strong impression, setting the stage for the next explosion. “Hazard Profile Part 4” brings a blues rock feel, with a powerful and repetitive riff. “Hazard Profile Part 5” continues with renewed energy, where the drums and bass form a solid foundation, while the synthesizer adds an original and dynamic touch. Once again, Holdsworth reigns, guiding the track with mastery.
“Gone Sailing” is a brief interlude of less than a minute, where Holdsworth opts for a simple acoustic guitar solo, full of harmony and beauty. This serene simplicity works as a bridge to “Bundles,” a track that anticipates the guitarist's future style. The song delivers a strong melody, vigorous bass lines, and guitar work that practically sparks, providing the listener with that sense of controlled improvisation. “Land of the Bag Snake” stands out for its fiery guitar work over an intense rhythmic foundation. Here, Holdsworth delights us with melodic solos that are true auditory treats. Drummer John Marshall shines, creating moments reminiscent of King Crimson's jazzier side, especially the Bill Bruford era. “The Man Who Waved At Trains” slows the pace with a gentle track, where the drums and keyboards are intricate, and the saxophone and oboe create a relaxing atmosphere. The transition to “Peff” feels natural, and this track serves as a balance point in the album, highlighted by the technique and gradual buildup of the saxophone, which reaches moments of striking distortion.
“Four Gongs Two Drums” is a drum solo by John Marshall. He manages to keep the track concise and engaging, avoiding any sense of fatigue. To close the album, “The Floating World” is an atmospheric piece, where the band creates a sense of lightness, almost as if we’re floating. It’s an unexpected ending but reveals Karl Jenkins’ intention to leave his mark as the band’s leader. Ray Warleigh’s flute contributes to this ethereal texture, crafting a contemplative conclusion, though perhaps a bit long for such an energetic album.
In the end, Bundles is a powerful album with an organic production that perfectly matches the music. While it may not have the same innovative or iconic impact as Soft Machine’s earlier records, it stands out as an excellent jazz rock work full of exciting moments. It's an album more suited for fusion fans than Canterbury scene purists, but nonetheless, an interesting milestone in the band’s career.
NOTA: 9/10
Tracks Listing
1. Hazard Profile, Part 1 (9:18)
2. Hazard Profile, Part 2 (2:21)
3. Hazard Profile, Part 3 (1:05)
4. Hazard Profile, Part 4 (0:46)
5. Hazard Profile, Part 5 (5:29)
6. Gone Sailing (0:59)
7. Bundles (3:14)
8. Land of the Bag Snake (3:35)
9. The Man Who Waved at Trains (1:50)
10. Peff (1:57)
11. Four Gongs Two Drums (4:09)
12. The Floating World (7:12)
Ouça, "Hazard Profile, Part 1"
Nenhum comentário:
Postar um comentário