Focus - Hamburger Concerto (1974)

 

O Reino Unido é, sem dúvida, o berço dos maiores e mais influentes nomes do rock progressivo, uma afirmação inquestionável. No entanto, o mundo inteiro tem suas próprias joias do gênero, e a Holanda, embora não seja o único país a contribuir, oferece ao mundo o Focus como seu mais proeminente representante. Liderada pelo genial multi-instrumentista Thijs van Leer, que domina uma impressionante gama de instrumentos, desde o órgão até a flauta e o Mellotron, e acompanhado pelo excepcional guitarrista Jan Akkerman, a banda possui uma discografia repleta de grandes álbuns. Contudo, nenhum se compara à grandiosidade de Hamburger Concerto.

A banda sempre se destacou por um senso de humor peculiar em sua música, refletido tanto nas misturas sonoras criadas por Van Leer quanto na escolha dos temas. Um exemplo marcante é o próprio título do álbum, Hamburger Concerto, uma brincadeira com a obra Brandenburg Concerto de Johann Sebastian Bach. Apesar do tom descontraído, o acabamento final das músicas é de uma beleza ímpar e um refinamento que poucas bandas conseguem alcançar.

O álbum se inicia com "Delicate Musicae", uma introdução delicada e suave, de forte influência barroca, preparando o ouvinte para o que está por vir. Em seguida, "Harem Scarem" entra com energia vibrante, marcada por batidas graves e um riff de piano animado. Difícil não se deixar contagiar pela vitalidade dessa faixa, que com certeza agrada fãs de Dixie Dregs. Os solos de guitarra e flauta no meio da música são incrivelmente melódicos.

"La Cathedrale de Strasbourg" começa com um belo e inspirado piano clássico, que logo é acompanhado por um violão suave em perfeita sincronia. A canção evolui para um som levemente jazzístico, com vocais etéreos e assobios que são, sem dúvida, alguns dos mais memoráveis já ouvidos. A beleza desta faixa é inegável. A influência barroca ressurge em "Birth", com a introdução marcada pelo cravo, seguida de uma bateria enérgica e um órgão que preparam o terreno para a entrada da flauta. A faixa é rica em flautas intensas, melodias psicodélicas suaves e um trabalho de órgão marcante, enquanto a guitarra de Akkerman brilha com solos pesados e virtuosos.

A peça central do álbum, "Hamburger Concerto", é uma verdadeira aula de rock progressivo. Com mais de vinte minutos de duração, a faixa combina estilos e gêneros de maneira magistral, desde o barroco ao flamenco. O som sinfônico domina, com Van Leer e Akkerman em suas melhores formas. Em nenhum outro momento da carreira da banda podemos desfrutar de tamanha genialidade. O solo de hammond é um deleite, e os solos de guitarra de são de arrepiar. Embora instrumental, a faixa também conta com coros épicos que amplificam ainda mais sua grandiosidade. O álbum se encerra com "Early Birth", uma peça curta, porém inspirada, muitas vezes ofuscada pela magnitude da faixa anterior, mas que merece ser redescoberta. O trabalho de órgão e guitarra é de uma beleza extrema.

Com sua rica tapeçaria de sons e complexidade instrumental, cada em Hamburger Concerto faixa é bem trabalhada, com arranjos que revelam a excelência técnica e a sensibilidade artística da banda por meio de uma mistura de elementos clássicos com o virtuosismo do rock, criando uma experiência grandiosa e cativante. 

NOTA: 9.5/10

Tracks Listing:

1. Delitae Musicae (1:13)
2. Harem Scarem (5:52)
3. La Cathédrale de Strasbourg (4:59)
4. Birth (7:46)
5. Hamburger Concerto (20:19)
6. Early Birth (2:54)

Ouça, "Hamburger Concerto"



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