Marillion - Clutching At Straws (1987)

 

Clutching at Straws por muito tempo foi meu disco preferido do Marillion, e não era por menos. Trata-se de um dos trabalhos mais bem-feitos da banda. Apesar de ter a missão indigesta de suceder o considerado pela maioria a obra-prima do grupo, Misplaced Childhood, não deixou a desejar, mantendo a discografia da banda até então bastante homogênea e nivelada por alto. O disco é quase todo conceitual, onde o fio condutor gira em torno de Torch, um homem de 29 anos cuja vida é uma bagunça e que procura conforto principalmente no álcool para tentar esquecer coisas como um casamento fracassado e sua falta de sucesso comercial como vocalista de uma banda. À medida que ele se aprofunda em um estado ébrio mais intenso, Torch também escreve sobre o que passa ao seu redor, suas emoções e arrependimentos.

O disco abre com “Hotel Hobbies”, uma faixa edificante, dinâmica e cheia de energia. Após umas breves notas de baixo e guitarra, começa com um riff divertido de teclado. A linha de baixo é excelente e o trabalho de guitarra muito bom, com direito a um belo e curto solo final. Enquanto isso, Fish está cantando muito bem e os teclados criam a atmosfera necessária para a música, principalmente na parte final, fazendo uma ponte para a faixa seguinte. “Warm Wet Circles” traz um dos melhores solos de guitarra da carreira de Steve Rothery. O primeiro coro é edificante e dá vontade de cantar junto. Uma linda interpretação de Fish sobre uma banda de músicos preenchendo perfeitamente cada um o seu espaço. Ótima linha de baixo, guitarra suave, bateria firme e belos teclados, incluindo o piano final que liga essa peça à próxima.

“That Time of the Night (The Short Straw)” foi escrita por Fish em um quarto de hotel enquanto ele já pensava em sair da banda. Começa com uma instrumentação suave e ambiental, lembrando o tom de “Hotel Hobbies”. Tem um dos melhores riffs de teclado de Mark Kelly. Uma peça pesada e de carga bastante 80's, talvez um pouco repetitiva na seção do meio, mas ao mesmo tempo, apresenta um refrão que considero a melhor parte da música. “Going Under” é uma faixa curta, porém fascinante, que faz o ouvinte perceber algo novo a cada audição. Um belíssimo dedilhado de guitarra unido a um efeito de eco na voz de Fish ajuda a criar dinâmicas estereofônicas interessantes. A música fala sobre o aprofundamento no alcoolismo, marcando o pior estágio da vida de Torch.

“Just For The Record” é provavelmente a faixa mais animada do álbum, marcando uma mudança no estado de Torch na história. Muito esperançosa e baseada em um teclado otimizado, a cozinha é bastante enérgica, os vocais fluem muito bem e há um interessante interlúdio de teclado. Uma faixa bem diferente de tudo apresentado até agora, dando assim um grande contraste ao álbum. O destaque maior fica por conta do belíssimo solo de teclado. “White Russian” para mim é a melhor faixa do álbum e uma das melhores músicas de todo o catálogo da banda, sendo a única peça que não tem ligação com a história de Torch. Entrega vocais brutais e letras marcantes sobre o surgimento dos neonazistas na Europa. É o momento menos acessível do álbum, digamos assim, trazendo um solo de guitarra mais técnico, vocais mais emotivos e uma atmosfera perturbadora nos refrãos. Também é marcada por inúmeros seguimentos de boa melodia, terminando com um tom misterioso através de um xilofone. Com certeza a faixa mais forte do disco.

“Incommunicado” traz novamente um contraste no álbum. Saindo de uma linha sombria, mostra a banda de novo em uma sonoridade edificante. A música imediatamente remete ao Genesis dos anos 80, com bateria pesada e teclados com riffs marcantes. Torch está de volta como personagem central, querendo ser famoso, mas ao mesmo tempo, não querendo as responsabilidades que vêm com a fama, algo que o próprio Marillion enfrentou nos anos 80.

“Torch Song” reverte à batalha árdua do nosso personagem contra o alcoolismo. Os vocais de Fish são excelentes, assim como a condução da música, dando uma sensação real do que acontece com Torch neste momento. Novamente, a atmosfera criada coloca o ouvinte dentro da história. “Slàinte Mhath” e a anterior devem ser encaradas como uma única faixa. Começa com um piano antes da banda se juntar e produzir uma melodia muito bonita. O baixo é o destaque, trabalhando em paralelo com a bateria, enquanto Fish produz ataques vocais característicos e o solo de guitarra, embora curto e simples, brilha no final da música.

“Sugar Mice” é uma música bastante pesada, do tipo que toca o coração. Torch parece estar com problemas novamente. O baixo ambiente é belíssimo e serve de forma perfeita como plano de fundo para a maior parte da música. Sob letras sentidas, entrega um dos trabalhos de guitarra mais belos da banda. Todos parecem tocar os instrumentos com ideias que saem do coração e vão para as mãos sem precisar passar pelo cérebro. “The Last Straw” finaliza o disco falando sobre a crise que Torch enfrenta, trazendo um final tão apropriado quanto épico. Tem uma melodia bastante forte e a guitarra de Rothery é brilhante mais uma vez. Os vocais são insanamente poderosos e ficam ainda melhores na parte final, quando Fish entra em dueto com Tess Niles. O final da história de Torch é feliz? Não, como ouvimos Fish gritar no final da faixa, seguido por risadas insanas, representando a vontade de Torch de desistir da bebida, mas que acaba sempre caindo em tentativas falhas.

Clutching at Straws é um álbum bastante triste, que conta a história de um alcoólatra falido através de algumas das melhores músicas da banda. Também marcou a despedida de Fish do grupo. É importante ouvir este álbum da mesma forma que qualquer outro álbum conceitual, com uma análise cuidadosa dos temas líricos e do conceito geral. Embora pesado, é possível desfrutar deste álbum como qualquer outro, sem se preocupar excessivamente com letras sombrias e às vezes deprimentes.

========
========
========
========

Clutching at Straws for a long time was my favorite Marillion album, and it’s not without reason. It stands as one of the band's most well-crafted works. Despite the challenging task of succeeding what is considered by most to be the band's masterpiece, Misplaced Childhood, it did not disappoint, maintaining a high level of consistency and quality in the band's discography up to that point. The album is almost entirely conceptual, revolving around Torch, a 29-year-old man whose life is a mess and who seeks solace mainly in alcohol to try to forget things like a failed marriage and his lack of commercial success as a band’s vocalist. As he delves into a more intense drunken state, Torch also writes about what’s happening around him, his emotions, and regrets.

The album opens with "Hotel Hobbies", an uplifting, dynamic, and energetic track. After brief notes from bass and guitar, it kicks off with a fun keyboard riff. The bass line is excellent, and the guitar work is very good, with a nice, short solo at the end. Meanwhile, Fish sings very well, and the keyboards create the necessary atmosphere for the song, especially towards the end, making a bridge to the next track. "Warm Wet Circles" features one of Steve Rothery’s best guitar solos. The first chorus is uplifting and makes you want to sing along. Fish delivers a beautiful performance with the band members perfectly filling their roles. The bass line is great, the guitar is smooth, the drumming is solid, and the keyboards are lovely, including the final piano that connects this piece to the next.

“That Time of the Night (The Short Straw)” was written by Fish in a hotel room while he was already considering leaving the band. It starts with a soft and ambient instrumentation, reminiscent of "Hotel Hobbies". It features one of Mark Kelly’s best keyboard riffs. A heavy track with a distinctly 80s feel, perhaps a bit repetitive in the middle section, but it presents a chorus that I consider the best part of the song. “Going Under” is a short yet fascinating track that reveals something new with each listen. A beautiful fingerstyle guitar joined by an echo effect on Fish’s voice helps create interesting stereo dynamics. The song discusses the deepening of alcoholism, marking the worst stage of Torch’s life.

“Just For The Record” is probably the most upbeat track on the album, marking a shift in Torch’s state in the story. Very hopeful and based on an optimized keyboard sound, the rhythm section is quite energetic, the vocals flow very well, and there is an interesting keyboard interlude. It’s quite different from everything presented so far, providing a significant contrast to the album. The highlight is the beautiful keyboard solo. “White Russian” is for me the best track on the album and one of the best songs in the band’s entire catalog, being the only piece not connected to Torch’s story. It delivers powerful vocals and striking lyrics about the rise of neo-Nazis in Europe. It is the least accessible moment on the album, featuring a more technical guitar solo, emotive vocals, and a disturbing atmosphere in the choruses. It is also marked by numerous sections of good melody, ending with a mysterious tone through a xylophone. Definitely the strongest track on the album.

“Incommunicado” brings another contrast to the album. Moving from a dark line, it shows the band again in an uplifting sound. The song immediately evokes 80s Genesis, with heavy drumming and distinctive keyboard riffs. Torch is back as the central character, wanting to be famous but at the same time not wanting the responsibilities that come with fame, something Marillion itself faced in the 80s.

“Torch Song” reverts to our character’s arduous battle with alcoholism. Fish’s vocals are excellent, as is the song’s progression, giving a real sense of what’s happening to Torch at this moment. Again, the created atmosphere places the listener within the story. “Slàinte Mhath” and the previous track should be considered as a single piece. It starts with a piano before the band joins in, creating a very beautiful melody. The bass is the highlight, working in parallel with the drums, while Fish delivers characteristic vocal attacks and the guitar solo, although short and simple, shines at the end of the song.

“Sugar Mice” is a rather heavy song, the kind that tugs at the heartstrings. Torch seems to be in trouble again. The ambient bass is beautiful and perfectly serves as the backdrop for most of the song. Under heartfelt lyrics, it delivers one of the band’s most beautiful guitar works. Everyone seems to play their instruments with ideas that come from the heart and go to the hands without needing to pass through the brain. “The Last Straw” concludes the album, discussing the crisis Torch faces, bringing a conclusion that is as fitting as it is epic. It has a strong melody, and Rothery’s guitar is brilliant once again. The vocals are insanely powerful and even better in the final part, when Fish duets with Tess Niles. Is Torch’s story a happy one? No, as we hear Fish scream at the end of the track, followed by insane laughter, representing Torch’s desire to quit drinking but always falling into failed attempts.

Clutching at Straws is a very sad album, telling the story of a failed alcoholic through some of the band’s best songs. It also marked Fish’s farewell to the band. It’s important to listen to this album as one would any other conceptual album, with a careful analysis of the lyrical themes and the overall concept. Though heavy, it is possible to enjoy this album like any other, without being overly concerned with dark and sometimes depressing lyrics.

NOTA: 9.5/10

Tracks Listing:

1. Hotel Hobbies (3:35)
2. Warm Wet Circles (4:25)
3. That Time of the Night (The Short Straw) (6:00)
4. Going Under (2:47) °
5. Just for the Record (3:09)
6. White Russian (6:27)
7. Incommunicado (5:16)
8. Torch Song (4:04)
9. Slàinte Mhath (4:45)
10. Sugar Mice (5:46)
11. The Last Straw (5:58)

Ouça, "Sugar Mice"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana