Steven Wilson - Hand. Cannot. Erase. (2015)


Steven Wilson é um dos nomes mais consagrados do rock progressivo moderno e suas obras, quase sempre bem aceitas, acumularam uma legião de fãs ao longo dos anos. Quando o álbum Hand. Cannot. Erase. foi lançado, a expectativa era alta, não apenas pela qualidade que Wilson já havia demonstrado em trabalhos anteriores, mas pela promessa de um novo conceito e uma narrativa profunda. Esse disco não apenas cumpre essas expectativas, mas também surpreende com a sua complexidade e emoção.

Hand. Cannot. Erase. é um álbum conceitual que se baseia na história real de Joyce Carol Vincent, uma mulher que, após decidir se isolar do mundo em Londres, faleceu em seu apartamento e só foi encontrada anos depois. A história levantou inúmeras questões sobre a solidão moderna e o impacto do isolamento social. Wilson, inspirado por esse evento, criou uma narrativa fictícia que explora os sentimentos, as emoções e as possíveis razões por trás dessa escolha de vida.

O álbum começa com "First Regret", uma introdução curta de dois minutos que prepara o ouvinte para a jornada emocional que está por vir. O uso do piano eletrônico é delicado e prenuncia a atmosfera que permeia o disco. Logo na segunda faixa, "3 Years Older," Wilson entrega uma das melhores composições do álbum. A canção se desenvolve de forma gradual, alternando entre passagens acústicas suaves e momentos mais intensos, sempre com uma riqueza melódica impressionante. É uma faixa que encapsula a essência do rock progressivo, com sua habilidade de combinar diferentes humores e estilos dentro de uma única peça.

"Hand Cannot Erase," a faixa-título, se destaca por seu apelo pop, algo que Wilson já havia explorado em In Absentia do Porcupine Tree. Embora seja uma canção cativante, ela não carrega o peso emocional ou a complexidade de outras faixas do álbum, o que a torna uma das menos impactantes. "Perfect Life" é uma das faixas mais intrigantes do disco. Ela começa com uma narração feita pela atriz Katherine Jenkins, criando uma atmosfera imersiva que é complementada pela repetição hipnótica de "we have got the perfect life" por Wilson. Embora possa não impressionar à primeira audição, é uma faixa que cresce em você com o tempo, revelando sua enorme profundidade emocional.

"Routine" é sem dúvida um dos pontos altos do álbum. A música começa com um vocal melancólico de Wilson, refletindo a monotonia da vida da personagem principal. À medida que a faixa progride, ganha intensidade e culmina com a poderosa entrada de Ninet Tayeb, cuja voz expressa uma angústia visceral. A combinação de instrumentação densa e letras profundamente emocionais faz desta uma das faixas mais memoráveis do álbum.

"Home Invasion" e "Regret #9" trazem uma sonoridade mais pesada, reminiscentes do álbum anterior de Wilson, The Raven That Refused To Sing (And Other Stories). "Home Invasion" impressiona com sua introdução enérgica e guitarras potentes, enquanto "Regret #9", uma faixa instrumental, destaca-se pelo uso magistral do sintetizador e pela performance marcante da guitarra. Essas faixas demonstram a habilidade de Wilson em criar atmosferas intensas e introspectivas sem a necessidade de letras, permitindo que a música transmita toda a carga emocional necessária. 

"Transience" serve como um interlúdio acústico, preparando o terreno para o épico "Ancestral", a faixa mais ambiciosa do álbum. Com quase 14 minutos de duração, é uma jornada sônica que começa de forma sombria e vai se construindo até um clímax de grande intensidade. O dueto entre Wilson e Ninet Tayeb é um dos momentos mais emocionantes do álbum, e a longa seção instrumental demonstra o domínio técnico de Wilson em criar paisagens sonoras complexas. Embora eu ache que a faixa se estende um pouco mais do que o necessário, não há como negar o impacto que ela causa.

"Happy Returns" é uma balada que inicialmente pode parecer simples, mas à medida que se encaixa na narrativa do álbum, revela uma profundidade emocional que a torna indispensável. A faixa é envolvente, com vocais tocantes de Wilson e um coral de fundo que adiciona uma camada extra de emoção. O álbum termina com "Ascendant Here On", uma breve faixa atmosférica que serve como um epílogo para a história. 

Em Hand. Cannot. Erase., Steven Wilson entrega um álbum que é ao mesmo tempo introspectivo e expansivo, explorando temas de isolamento, perda e memória. Cada faixa é cuidadosamente construída para contribuir com a narrativa geral, e a diversidade sonora, que poderia ser arriscada em mãos menos habilidosas,  aqui é executada com maestria.

Por fim, embora haja momentos que poderiam ter sido mais concisos, como em "Ancestral," e o uso de Ninet Tayeb pudesse ter sido mais explorado, essas são pequenas falhas em um álbum que, no geral, é uma obra impressionante. Hand. Cannot. Erase. é uma prova de que Steven Wilson  sempre tem muito a oferecer, tanto em termos de inovação musical quanto de profundidade emocional.

========
========
========
========

Steven Wilson is one of the most acclaimed names in modern progressive rock, and his works, almost always well-received, have built a legion of fans over the years. When the album Hand. Cannot. Erase. was released, expectations were high, not only because of the quality Wilson had already demonstrated in previous works but also because of the promise of a new concept and a deep narrative. This album not only meets those expectations but also surprises with its complexity and emotion.

Hand. Cannot. Erase. is a concept album based on the true story of Joyce Carol Vincent, a woman who, after choosing to isolate herself from the world in London, passed away in her apartment and was only discovered years later. The story raised numerous questions about modern solitude and the impact of social isolation. Wilson, inspired by this event, created a fictional narrative that explores the feelings, emotions, and possible reasons behind this choice of life.

The album starts with "First Regret," a short two-minute introduction that prepares the listener for the emotional journey ahead. The use of electronic piano is delicate and hints at the atmosphere that permeates the album. Right from the second track, "3 Years Older," Wilson delivers one of the best compositions on the album. The song develops gradually, alternating between soft acoustic passages and more intense moments, always with impressive melodic richness. It is a track that encapsulates the essence of progressive rock, with its ability to combine different moods and styles within a single piece.

"Hand Cannot Erase," the title track, stands out for its pop appeal, something Wilson had previously explored on In Absentia with Porcupine Tree. Although it is an engaging song, it lacks the emotional weight or complexity of other tracks on the album, making it one of the less impactful. "Perfect Life" is one of the most intriguing tracks on the album. It begins with a narration by actress Katherine Jenkins, creating an immersive atmosphere that is complemented by Wilson’s hypnotic repetition of "we have got the perfect life." Although it might not impress on first listen, it is a track that grows on you over time, revealing its immense emotional depth.

"Routine" is undoubtedly one of the highlights of the album. The song begins with Wilson’s melancholic vocals, reflecting the monotony of the protagonist's life. As the track progresses, it gains intensity and culminates with the powerful entry of Ninet Tayeb, whose voice expresses visceral anguish. The combination of dense instrumentation and deeply emotional lyrics makes this one of the most memorable tracks on the album.

"Home Invasion" and "Regret #9" bring a heavier sound, reminiscent of Wilson’s previous album, The Raven That Refused To Sing (And Other Stories). "Home Invasion" impresses with its energetic introduction and powerful guitars, while "Regret #9," an instrumental track, stands out for its masterful use of synthesizer and striking guitar performance. These tracks showcase Wilson’s ability to create intense and introspective atmospheres without the need for lyrics, allowing the music to convey all the necessary emotional weight.

"Transience" serves as an acoustic interlude, setting the stage for the epic "Ancestral," the album’s most ambitious track. At nearly 14 minutes long, it is a sonic journey that begins darkly and builds to a climax of great intensity. The duet between Wilson and Ninet Tayeb is one of the album’s most emotional moments, and the lengthy instrumental section demonstrates Wilson’s technical prowess in creating complex soundscapes. Although I feel the track might be slightly extended beyond necessity, its impact is undeniable.

"Happy Returns" is a ballad that may initially seem simple, but as it fits into the album’s narrative, it reveals an emotional depth that makes it indispensable. The track is engaging, with Wilson’s touching vocals and a backing choir that adds an extra layer of emotion. The album ends with "Ascendant Here On," a brief atmospheric track that serves as an epilogue to the story.

In Hand. Cannot. Erase., Steven Wilson delivers an album that is both introspective and expansive, exploring themes of isolation, loss, and memory. Each track is carefully crafted to contribute to the overall narrative, and the sonic diversity, which could be risky in less skilled hands, is executed here with mastery.

In the end, although there are moments that could have been more concise, such as "Ancestral," and Ninet Tayeb’s contributions could have been more fully explored, these are minor flaws in an album that is, overall, an impressive work. Hand. Cannot. Erase. is proof that Steven Wilson always has much to offer, both in terms of musical innovation and emotional depth.

NOTA: 9.5/10

Tracks Listing:

1. First Regret (2:01)
2. 3 Years Older (10:18)
3. Hand Cannot Erase (4:13)
4. Perfect Life (4:43)
5. Routine (8:58)
6. Home Invasion (6:24)
7. Regret #9 (5:00)
8. Transience (2:43)
9. Ancestral (13:30)
10. Happy Returns (6:00)
11. Ascendant Here on... (1:54)

Ouça, "Ancestral"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana