Ken Baird é um nome familiar no cenário progressivo canadense, tendo construído uma sólida carreira solo por quase quinze anos antes de decidir expandir suas atividades. Foi após o lançamento de seu quinto álbum, Further Out, de 2009, que motivado pela necessidade de produzir música em um contexto mais colaborativo, que Baird decidiu fundar o trio Monarch Trail, , lançando o disco de estreia, Skye, em 2014 e obtendo inclusive muito elogios. Sand é o segundo disco da banda, onde com a mesma formação do trabalho anterior, eles conseguiram subir um degrau na qualidade do seu som.
O disco começa com "Station Theme", onde baixo, piano e bateria rapidamente se unem a sintetizadores, criando uma sonoridade espacial retrô, que poderia muito bem servir de tema para um programa de ficção científica no History Channel. O piano exibe uma destreza que evoca Rick Wakeman, enquanto os sintetizadores, juntamente com o baixo e a bateria, "energizam" a música até o seu fim.
Em "First Thoughts", aqueles que não estão familiarizados com a voz de Ken, logo perceberão que ele possui uma voz humilde, expressiva e com grande apelo emocional. Além do belo vocal, trata-se de uma "canção de ninar" envolta em cascatas de sintetizadores de cordas e uma incursão de guitarra acústica que a torna encantadora. É uma música brilhantemente simples e perfeita.
O ápice sinfônico ocorre em "Back to the Start", uma faixa de sete minutos que se desenrola como uma ótima unidade sinfônica, quase ritualística, liderada por teclados e um ataque de baixo poderoso. Ken demonstra sua maestria ao explorar as várias nuances dos teclados, alternando entre o delicado e o bombástico, o despretensioso e o complexo, sempre com uma fluência inegável. O guitarrista John Mamone contribui com alguns licks vigorosos que mantêm a intensidade da faixa, criando outra peça cinematográfica.
"Missing" percorre um caminho angustiante, alternando entre vocais introspectivos e fluxos instrumentais intensos. Os teclados de Ken ardem furiosamente, com os sintetizadores em particular brilhando em solos que desafiam a lógica. Há uma leve influência de IQ nas melodias e na entrega vocal, embora a voz de Ken seja distinta, o que ilustra uma banda que apesar das influências, mantém um estilo próprio e fiel.
"Charlie's Kitchen" é uma faixa que mistura piano jazzístico com uma guitarra cortante e uma seção rítmica que oscila entre o normal e o insano. A música gradualmente se transforma em um passeio sinfônico animado, repleto de pompa e circunstância, decorado com floreios de sintetizadores exuberantes e complexidades métricas fascinantes. Todos os instrumentos brilham em um desempenho muito bom
"Another Silent World" é uma peça curta e atmosférica que serve como uma introdução inteligente ao épico que fecha o álbum. "Sand" é uma ambiciosa faixa épica que começa com uma fragilidade musical reminiscentes de Anthony Phillips, criando um ambiente bucólico e pastoral que evolui para uma paisagem mais sinfônica carregada de tons ameaçadores. O humor da faixa é sempre enigmático, oscilando entre a promessa do futuro e o conforto do passado, uma definição adequada de música progressiva moderna. A música segue em uma passagem instrumental maravilhosa liderada pelos teclados de Ken, crescendo em intensidade com solos de guitarra e sintetizadores estridentes, tudo culminando em um final apoteótico. É uma jornada emocional de som e estilo que impressiona até mesmo o ouvinte mais casual.
Se o primeiro álbum já havia sido um sucesso, Sand elevou ainda mais os padrões. Os arranjos, o desempenho dos músicos e a produção são notavelmente superiores, sinalizando um futuro promissor para a banda - e que realmente tem acontecido - no cenário progressivo. Além disso, Ken Baird se consolidou como um dos tecladistas de rock progressivo sinfônico mais proeminentes da atualidade, ao lado de nomes como Clive Nolan, Fred Schendel, Andy Tillison, Neal Morse e Robert Reed.
NOTA: 7/10
Tracks
Listing:
1.
Station Theme (3:52)
2. First Thoughts (3:22)
3. Back To The Start (7:11)
4. Missing (6:29)
5. Charlie's Kitchen (7:43)
6. Another Silent World (2:10)
7. Sand (24:31)
Ouça, "Charlie's Kitchen"
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