Neal Morse - One (2004)


Após o lançamento de um álbum tão grandioso quanto Testimony em 2003, muitos, incluindo eu, se perguntaram quanto tempo Neal Morse levaria para alcançar novamente um nível tão elevado de excelência musical. A resposta, surpreendentemente, chegou em apenas um ano - ou, para ser mais preciso, um ano e um mês. Com One, Morse retorna com uma obra-prima de rock progressivo, onde cada faixa é uma verdadeira inspiração, destacando todos os aspectos positivos do gênero.

O épico “The Creation” abre o disco com uma introdução atmosférica de teclado e arranjos orquestrais. A música ganha energia com a bateria de Mike Portnoy, acompanhada por teclados e guitarras que se entrelaçam em uma estrutura sinfônica vibrante. O dinamismo na interação entre guitarra, bateria e teclado é impecável. O vocal de Morse, ao surgir, flui de forma contínua e acentuada, apoiado por uma bateria dinâmica e teclados bem posicionados. O uso do Mellotron em algumas transições adiciona uma camada extra de sofisticação. Cada parte da faixa é bem integrada, mantendo a coesão e evitando que se torne apenas um amontoado de elementos desconexos. É uma composição notável.

“The Man’s Gone” traz uma combinação de guitarra acústica e percussão moderada, complementada por um vocal teatral. Embora, por si só, não seja particularmente atraente para mim, a faixa se destaca como uma transição agradável entre “The Creation” e “Author of Confusion”. A seguir, “Author of Confusion” explode em um ritmo rápido com uma combinação excepcional de instrumentos. As transições de Mellotron são particularmente agradáveis, e as linhas de bateria são deslumbrantes. O solo de teclado às vezes lembra o estilo de Rick Wakeman, e o vocal, ao surgir, é impressionante, evocando o estilo de Gentle Giant. A faixa mistura momentos de ritmo moderado e fluxo contínuo, com Mellotron e guitarras operando de forma magnífica, resultando em uma peça maravilhosamente elaborada.

“The Separated Man” é outro épico, apresentando um ritmo mais simples comparado à faixa anterior. Esta peça incorpora influências da música do Oriente Médio, com harmonias vocais excelentes e uma passagem musical edificante. O trabalho da guitarra acústica é notável, e a orquestração sublime que encerra a faixa, antes do vocal final, é memorável. “Cradle to the Grave” é uma balada que remete aos dias de Morse com o Spock’s Beard, particularmente à “The Distance to the Sun” do álbum Day the Night. Inicia-se com notas de violão e vocais serenos de Morse, crescendo para uma melodia suave e melódica à medida que os instrumentos se juntam.

“Help Me/The Spirit and the Flesh” começa com um toque de piano vibrante e flui naturalmente com vocais e breves passagens de guitarra. A faixa tem uma forte influência de jazz, com passagens impressionantes de violão. No meio da música, há uma mudança de ritmo que se torna mais vibrante e alegre. Termina com uma orquestração sinfônica excelente. “Father of Forgiveness” é uma balada suave e agradável, com uma abertura simples de piano e vocal, seguida por uma orquestração leve e bateria suave. O álbum se encerra com “Reunion”, uma faixa que possui a energia ideal para concluir um show. Inicia com um rock direto, e em certos momentos, o ritmo acelera e ganha dinâmica. A orquestração de violino e violão enriquece a música, juntamente com o trabalho impecável de guitarra. A faixa desacelera para um ritmo mais calmo, com vocal e piano, concluindo o disco com uma linha sinfônica deslumbrante.

Neal Morse é, sem dúvida, um dos maiores compositores de música progressiva das últimas décadas. Independentemente de sua inspiração vir do cristianismo ou de outra religião, isso é irrelevante. O importante é que sua música oferece uma mistura maravilhosa de rock progressivo sinfônico clássico com baladas emocionantes e cativantes. 

========
========
========
========

After the release of an album as grand as Testimony in 2003, many, including myself, wondered how long it would take Neal Morse to reach such a high level of musical excellence again. The answer, surprisingly, came in just a year—or, to be precise, a year and a month. With One, Morse returns with a progressive rock masterpiece, where every track is truly inspiring, highlighting all the positive aspects of the genre.

The epic "The Creation" opens the album with an atmospheric keyboard introduction and orchestral arrangements. The music gains energy with Mike Portnoy's drums, accompanied by keyboards and guitars that intertwine in a vibrant symphonic structure. The dynamism in the interaction between guitar, drums, and keyboard is impeccable. Morse’s vocals, when they come in, flow continuously and sharply, supported by dynamic drumming and well-positioned keyboards. The use of the Mellotron in some transitions adds an extra layer of sophistication. Each part of the track is well-integrated, maintaining cohesion and avoiding becoming just a jumble of disconnected elements. It’s a remarkable composition.

"The Man's Gone" brings a combination of acoustic guitar and moderate percussion, complemented by a theatrical vocal. Although it’s not particularly appealing to me on its own, the track stands out as a pleasant transition between "The Creation" and "Author of Confusion". Next, "Author of Confusion" bursts into a fast-paced rhythm with an exceptional combination of instruments. The Mellotron transitions are particularly pleasing, and the drum lines are stunning. The keyboard solo sometimes recalls the style of Rick Wakeman, and the vocals, when they emerge, are impressive, evoking the style of Gentle Giant. The track mixes moments of moderate rhythm and continuous flow, with Mellotron and guitars operating magnificently, resulting in a wonderfully crafted piece.

"The Separated Man" is another epic, presenting a simpler rhythm compared to the previous track. This piece incorporates influences from Middle Eastern music, with excellent vocal harmonies and an uplifting musical passage. The acoustic guitar work is notable, and the sublime orchestration that ends the track, before the final vocal, is memorable. "Cradle to the Grave" is a ballad that harks back to Morse's days with Spock's Beard, particularly "The Distance to the Sun" from the Day for Night album. It begins with guitar notes and Morse’s serene vocals, building into a soft and melodic tune as the instruments join in.

"Help Me/The Spirit and the Flesh" starts with a vibrant piano touch and flows naturally with vocals and brief guitar passages. The track has a strong jazz influence, with impressive acoustic guitar sections. In the middle of the song, there is a shift in rhythm that becomes more vibrant and joyful. It ends with excellent symphonic orchestration. "Father of Forgiveness" is a gentle and pleasant ballad, opening with simple piano and vocals, followed by light orchestration and smooth drumming. The album closes with "Reunion", a track with the ideal energy to conclude a show. It starts with straightforward rock, and at certain moments, the rhythm picks up and becomes more dynamic. The violin and guitar orchestration enrich the music, along with impeccable guitar work. The track slows down to a calmer pace, with vocals and piano, concluding the album with a stunning symphonic line.

Neal Morse is undoubtedly one of the greatest progressive rock composers of recent decades. Whether his inspiration comes from Christianity or another religion is irrelevant. What matters is that his music offers a wonderful blend of classic symphonic progressive rock with exciting and captivating ballads.

NOTA: 9/10

Tracks Listing

1. The Creation (18:22)
2. The Man's Gone (2:50)
3. Author of Confusion (9:30)
4. The Separated Man (17:58)
5. Cradle to the Grave (4:55)
6. Help Me / The Spirit and the Flesh (11:13)
7. Father of Forgiveness (5:46)
8. Reunion (9:11)

Ouça, "The Separated Man"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana