Bacamarte - Depois Do Fim (1983)

Em 1983, um período em que o rock progressivo era amplamente considerado um gênero moribundo pra muitos puristas, o Bacamarte, uma banda até então desconhecida, emergiu das sombras com Depois do Fim. Não sei se foi de propósito, mas o título do álbum parecia ecoar o sentimento predominante de que o auge do progressivo havia ficado no passado, encerrado junto com a década de 1970. No entanto, contra todas as expectativas de quem carregava esse tipo de pensamento, o disco trouxe consigo uma explosão de criatividade e um som que rivalizava com as grandes obras clássicas do gênero.

A música da banda é uma tapeçaria rica e sinfônica, onde teclados majestosos e uma flauta hipnotizante conduzem composições repletas de sofisticação e uma pompa que remete à escola italiana do rock progressivo. As influências de bandas como Locanda Delle Fate, Premiata Forneria Marconi e Quella Vecchia Locanda são evidentes, mas o Bacamarte, longe de ser apenas uma cópia, conseguiu criar algo ao mesmo tempo nostálgico e fresco.

O álbum abre com "UFO", uma faixa que inicia com acordes suaves de guitarras acústicas, evocando o toque delicado dos grandes violonistas brasileiros. A música evolui para uma serenata adornada por flautas que trazem um ar guarani à melodia, antes de se transformar em um rock mais vigoroso, marcado por sintetizadores majestosos. A estrutura da faixa, repleta de mudanças de tempo e atmosfera, culmina com uma interação brilhante entre flauta e sintetizador, estabelecendo desde o início a identidade complexa e fascinante do álbum.

"Smog Alado" é uma exibição clara de mais algumas influências da banda, com referências a Jethro Tull, Camel e Emerson, Lake & Palmer. A vocalista Jane Duboc se destaca com uma performance poderosa e que exala uma força renascentista, intensa e cativante. A parte final da música é profundamente sinfônica, onde o grupo combina emoção com complexidade instrumental. "Miragem" começa com uma introdução de melodias orientais que logo cedem espaço para guitarras ácidas. A faixa segue com uma flauta que insere uma melodia encantadora, apenas para ser conduzida de volta pelas guitarras em um final eletrizante.

"Pássaro de Luz" oferece um momento de introspecção, com Duboc brilhando sobre uma base de guitarras acústicas, criando uma atmosfera serena e sonhadora. A canção serve como um contraponto à intensidade das faixas anteriores, proporcionando uma pausa suave na narrativa sonora do álbum. Em seguida, "Cano" apresenta um formato mais curto e conciso, mas não menos impressionante, permitindo aos músicos exibirem sua destreza técnica. "Último Entardecer" é a faixa mais longa do álbum, um épico sinfônico que aborda temas filosóficos como morte, loucura e esperança. A música é ornamentada por belos sintetizadores, passagens de guitarra e momentos sublimes de piano, com os vocais de Duboc surgindo como um diálogo entre os instrumentos. A faixa cria um ambiente sonoro grandioso e introspectivo, reafirmando o talento da banda para criar música progressiva de alta qualidade.

"Controvérsia" inicia com uma batida de bossa-nova, que evolui para uma jam session vibrante, adicionando um toque rítmico diversificado ao álbum. Embora possa parecer uma faixa de enchimento, ela contribui para a variedade sonora do disco. A faixa-título, "Depois do Fim", encerra o álbum com uma atmosfera sombria e intensa, alinhada ao tema apocalíptico e escatológico que permeia o disco. A instrumentação e os vocais carregam uma tensão palpável, levando a um desfecho poderoso.

Depois do Fim é uma verdadeira joia do rock progressivo brasileiro. Cada faixa é uma demonstração de músicos talentosos e criativos, combinando arranjos complexos e melodias cativantes que ressoam com o ouvinte em um grande nível emocional. Mesmo após mais de quarenta anos, sua capacidade de cativar novos ouvintes a cada audição e de inspirar aqueles que já o conhecem é um testemunho de sua imensa relevância.

NOTA: 10/10

Tracks Listing:

1. UFO (6:26)
2. Smog Alado (4:11)
3. Miragem (4:54)
4. Pássaro de Luz (2:28)
5. Caño (1:59)
6. Último Entardecer (9:29)
7. Controvérsia (1:57)
8. Depois do Fim (6:31)

Ouça, "Smog Alado"



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