Van Der Graaf Generator - H To He Who Am The Only One (1970)


O ano de 1970 foi decisivo para o rock progressivo. Nascida recentemente, a música de bandas como Genesis, Yes, e Gentle Giant começou a ganhar força e convicção, explorando e expandindo conscientemente os limites do rock com um espírito puro e uma experimentação sem restrições.

H to He Who Am the Only One é um álbum fortemente influenciado pelo jazz, muito disso devido ao saxofone dinâmico de David Jackson. Este é um clássico exemplo de álbum “difícil” – inicialmente desafiador e de complicada assimilação, mas que, com o tempo, se revela uma experiência auditiva gratificante. Confesso que, quando o ouvi pela primeira vez, no distante ano de 1999 (acho), demorou para que tanto o álbum quanto a banda realmente me tocassem. Mas hoje, posso dizer que é uma das minhas preferidas do rock progressivo, e Peter Hammill é, de longe, meu letrista favorito do gênero.

A morte, o amor, a dor interior, a autoaversão, o arrependimento e a necessidade de solidão são temas recorrentes no álbum, tornando-o tanto catártico quanto perturbador. Embora a capacidade vocal de Peter Hammill seja frequentemente questionada, é inegável o quanto ele consegue ser enérgico e emotivo. Às vezes, ele quase sussurra; outras, quase grita, “cuspindo” suas linhas vocais. Seu falsete ajudou a moldar acrobacias vocais até mesmo em bandas tecnicamente superiores nessa área, como Gentle Giant.

O álbum começa de maneira fantástica com a faixa “Killer”, que lembra "21st Century Schizoid Man” – mesmo que não haja uma semelhança real, provavelmente é o sax poderoso de David Jackson que me leva a essa comparação. Mas isso não é tudo; Hammill soa mais ou menos como David Bowie na época de Ziggy Stardust, misturando uma sonoridade jazzy e psicodélica de grande complexidade. É uma faixa de melodia forte e agradável do começo ao fim. "House with No Door" começa com piano e um vocal de Peter que lembra David Bowie cantando Elton John. Essa cadência segue até a entrada de uma bela flauta. Não é uma música muito complexa, mas é extremamente bonita e com um grande sentido melódico.

"The Emperor in His War Room" é simplesmente brilhante, reunindo todos os elementos necessários para ser considerada um ícone do rock progressivo – inclusive Robert Fripp como convidado. A interação entre órgão e flauta é impressionante, as mudanças radicais são surpreendentes, mas sempre respeitando a melodia. O desempenho de Fripp dispensa maiores comentários. É uma música única em todos os aspectos e uma das melhores de todo o catálogo da banda. “Lost” é uma faixa intrigante, uma mistura de hard rock, psicodelia e dramatismo, mantendo o ouvinte em constante suspense, sempre se perguntando o que virá a seguir. A beleza está no fato de que ela nunca decepciona.

“Pioneers Over C.”, assim como a faixa anterior, também apresenta muitos temas juntos. Começa com uma atmosfera espacial, possui algumas seções mais rápidas e groovadas que agitam o fluxo. Peter Hammill exibe todos os seus truques vocais (para o bem ou para o mal) em harmonias assustadoras, embora seus falsetes deixem um pouco a desejar. Bastante experimental e variável, a banda navega por várias direções até encerrar o álbum com uma sonoridade espacial.

Resumindo, H To He Who Am The Only One é álbum que se destaca como uma peça fundamental dentro do rock progressivo clássico, sendo difícil imaginar uma coleção completa sem a sua presença

========
========
========
========

The year 1970 was decisive for progressive rock. Recently born, the music of bands like Genesis, Yes and Gentle Giant began to gain strength and conviction, consciously exploring and expanding the boundaries of rock with pure spirit and unrestricted experimentation.

H to He Who Am the Only One is an album heavily influenced by jazz, much of which is due to David Jackson's dynamic saxophone. This is a classic example of a “difficult” album—initially challenging and complicated to assimilate, but over time, it reveals itself as a rewarding listening experience. I confess that when I first heard it, back in the distant year of 1999 (I think), it took some time for both the album and the band to truly resonate with me. But today, I can say that it’s one of my favorites in progressive rock, and Peter Hammill is by far my favorite lyricist in the genre.

Death, love, inner pain, self-loathing, regret, and the need for solitude are recurring themes in the album, making it both cathartic and disturbing. While Peter Hammill's vocal ability is often questioned, it’s undeniable how energetic and emotional he can be. Sometimes he almost whispers; other times, he nearly shouts, “spitting out” his vocal lines. His falsetto helped shape vocal acrobatics even in bands that were technically superior in this area, such as Gentle Giant.

The album starts fantastically with the track “Killer”, which recalls "21st Century Schizoid Man”—even though there isn’t a real similarity, it’s probably David Jackson's powerful saxophone that leads me to this comparison. But that’s not all; Hammill sounds somewhat like David Bowie during the Ziggy Stardust era, blending a jazzy and psychedelic sound with great complexity. It’s a track with a strong and pleasing melody from start to finish. “House with No Door” begins with piano and Peter's vocal that reminds me of David Bowie singing Elton John. This cadence continues until a beautiful flute enters. It’s not a very complex song, but it’s extremely beautiful and has a great melodic sense.

“The Emperor in His War Room” is simply brilliant, bringing together all the elements needed to be considered an icon of progressive rock—even Robert Fripp appears as a guest. The interaction between organ and flute is impressive, the radical changes are surprising, but they always respect the melody. Fripp's performance needs no further comment. It’s a unique song in every aspect and one of the best in the band's entire catalog. “Lost” is an intriguing track, a mix of hard rock, psychedelia, and drama, keeping the listener in constant suspense, always wondering what will come next. The beauty lies in the fact that it never disappoints.

“Pioneers Over C.”, like the previous track, also presents many themes together. It begins with a spacey atmosphere, has some faster and groovier sections that shake up the flow. Peter Hammill displays all his vocal tricks (for better or worse) in eerie harmonies, although his falsettos leave a bit to be desired. Quite experimental and varied, the band navigates through several directions until closing the album with a spacey sound.

"n summary, H to He Who Am the Only One is an album that stands out as a fundamental piece within classic progressive rock, making it hard to imagine a complete collection without its presence.

NOTA: 9.5/10

Tracks Listing:

1. Killer (8:07)
2. House With No Door (6:03)
3. The Emperor In His War-Room (9:04)
4. Lost (11:13)
5. Pioneers Over C. (12:05)

Ouça, "The Emperor In His War-Room"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana