Porcupine Tree - Deadwing (2005)


Minha introdução ao universo do Porcupine Tree aconteceu de maneira tardia, algo que pode parecer surpreendente, considerando o tempo que já passei imerso no vasto universo do rock progressivo. Mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Desde a primeira audição de Deadwing, senti-me imediatamente cativado por sua atmosfera genuinamente brilhante e original, que deixa claro que esta é uma banda capaz de absorver o melhor que o rock tem a oferecer e moldá-lo em algo inteiramente seu. Embora algumas das partes mais pesadas do disco possam remeter facilmente a bandas como Dream Theater e Tool, Porcupine Tree sempre retorna à sua assinatura sonora única, mantendo-se fiel às suas raízes enquanto explora novos territórios.

O álbum começa com "Deadwing", uma faixa que abre com efeitos espaciais sutis antes de rapidamente evoluir para uma linha de guitarra agressiva e acelerada. Steven Wilson nos apresenta uma gama impressionante de efeitos vocais, que vão desde sussurros até palavras faladas e harmonias limpas, estabelecendo a diversidade vocal que será uma marca ao longo do disco. A faixa também é rica em solos de guitarra, com Wilson entregando um solo inspirado logo no início, além de Adrian Belew, convidado especial, adicionando sua assinatura em um solo quase no final. A riqueza atmosférica da música, combinada com sua intensidade instrumental, faz dela uma abertura poderosa para um álbum que promete muito.

"Shallow", a segunda faixa, é uma incursão incomum no território do metal, uma canção direta e energética com um refrão cativante e riffs que claramente trazem à tona influências do Dream Theater. Embora talvez não seja a preferida dos puristas, sua construção sólida e execução impecável a tornam uma peça indispensável no contexto do álbum. A transição para "Lazarus" traz um contraste marcante. Com uma introdução suave ao piano, a música exala melancolia e simplicidade, oferecendo uma linha emocional pura e envolvente. A beleza serena de "Lazarus" destaca a capacidade da banda de criar momentos de introspecção profunda sem perder a força da narrativa musical.

"Halo" é outro momento de acessibilidade no álbum, mas com uma complexidade sutil em sua estrutura. A faixa é rica em atmosferas e texturas, com uma linha de baixo penetrante e um coro que fica na cabeça. Liricamente, "Halo" explora temas de divindade e poder, utilizando sarcasmo e crítica social para discutir a maneira como a humanidade projeta suas falhas e desejos em figuras divinas.

Chegando ao ápice do álbum, temos "Arriving Somewhere But Not Here", minha faixa favorita. Esta música encapsula tudo o que o Porcupine Tree representa, sendo um verdadeiro épico progressivo. Com uma introdução acústica que sugere grandiosidade, a faixa logo mergulha em melodias oníricas e arranjos que transportam o ouvinte para fora da realidade. As influências de Dream Theater e Tool são novamente perceptíveis, especialmente nas passagens mais pesadas, mas a verdadeira magia da faixa reside em sua capacidade de tecer uma tapeçaria sonora que é ao mesmo tempo edificante e profundamente introspectiva.

Depois de um épico, é natural que o álbum ofereça uma pausa na complexidade com "Mellotron Scratch". Esta faixa mais suave é ancorada por um riff agradável e uma percussão eletrônica que complementa a dedicação vocal de Wilson. Embora seja talvez a faixa menos impactante do álbum, sua qualidade permanece inegável, servindo como um momento de respiro necessário antes da próxima faixa. "Open Car" segue com uma energia renovada, uma canção acessível que, à primeira audição, pode não impressionar, mas que cresce com o tempo. Com riffs que lembram Tool e Opeth, a faixa alterna entre momentos de peso e um refrão mais leve, criando um contraste interessante que é destacado pela performance vocal de Wilson. A letra, embora enigmática, parece abordar temas de desintegração pessoal, adicionando uma camada de profundidade ao rock direto da música.

"Start of Something Beautiful" traz uma mudança de humor que é ao mesmo tempo suave e edificante. Com uma passagem instrumental poderosa que remete ao Genesis dos anos 70, esta faixa encapsula a essência do rock progressivo sinfônico, entregando uma performance emocional e tecnicamente impecável. O álbum encerra com "Glass Arm Shattering", uma peça final que sintetiza muito bem a jornada musical de "Deadwing". Com guitarras estáticas e sintetizadores espaciais, a faixa cria uma atmosfera relaxante e contemplativa, antes de culminar em um final que ressoa com a serenidade e a introspecção que permeiam todo o disco.

Deadwing é um daqueles álbuns que deixam uma impressão duradoura, crescendo em profundidade e complexidade a cada nova audição. É uma verdadeira obra-prima de uma banda que sempre optou por quebrar barreiras e a redefinir os limites do rock progressivo contemporâneo. Com uma produção impecável, composições sofisticadas e performances emocionantes, Deadwing é um registro indispensável para qualquer amante do gênero.

========
========
========
========

My introduction to the universe of Porcupine Tree happened rather late, which might seem surprising considering how much time I've spent immersed in the vast world of progressive rock. But as the saying goes, better late than never. From my first listen to Deadwing, I was immediately captivated by its genuinely brilliant and original atmosphere, which makes it clear that this is a band capable of absorbing the best that rock has to offer and shaping it into something entirely its own. While some of the heavier parts of the album might easily evoke comparisons to bands like Dream Theater and Tool, Porcupine Tree always returns to its unique sonic signature, staying true to its roots while exploring new territories.

The album begins with "Deadwing" a track that opens with subtle space effects before quickly evolving into an aggressive and fast-paced guitar line. Steven Wilson presents us with an impressive range of vocal effects, from whispers to spoken words and clean harmonies, establishing the vocal diversity that will be a hallmark throughout the album. The track is also rich in guitar solos, with Wilson delivering an inspired solo early on, and special guest Adrian Belew adding his signature touch with a solo near the end. The atmospheric richness of the music, combined with its instrumental intensity, makes it a powerful opener for an album that promises much.

"Shallow" the second track, is an unusual foray into metal territory, a direct and energetic song with a catchy chorus and riffs that clearly bring out Dream Theater influences. Although it may not be the favorite of purists, its solid construction and impeccable execution make it an indispensable piece within the album's context. The transition to "Lazarus" brings a striking contrast. With a gentle piano introduction, the song exudes melancholy and simplicity, offering a pure and engaging emotional line. The serene beauty of "Lazarus" highlights the band's ability to create moments of deep introspection without losing the strength of the musical narrative.

"Halo" is another accessible moment on the album, but with a subtle complexity in its structure. The track is rich in atmospheres and textures, with a penetrating bass line and a chorus that sticks in your head. Lyrically, "Halo" explores themes of divinity and power, using sarcasm and social critique to discuss how humanity projects its flaws and desires onto divine figures.

Reaching the album's peak, we have "Arriving Somewhere But Not Here" my favorite track. This song encapsulates everything that Porcupine Tree represents, being a true progressive epic. With an acoustic introduction that suggests grandeur, the track soon dives into dreamlike melodies and arrangements that transport the listener out of reality. The influences of Dream Theater and Tool are again noticeable, especially in the heavier passages, but the real magic of the track lies in its ability to weave a sonic tapestry that is both uplifting and deeply introspective.

After an epic, it's natural for the album to offer a break from complexity with "Mellotron Scratch". This softer track is anchored by a pleasant riff and electronic percussion that complements Wilson's vocal dedication. While perhaps the least impactful track on the album, its quality remains undeniable, serving as a necessary breather before the next track. "Open Car" follows with renewed energy, an accessible song that might not impress on first listen but grows over time. With riffs reminiscent of Tool and Opeth, the track alternates between heavy moments and a lighter chorus, creating an interesting contrast highlighted by Wilson's vocal performance. The lyrics, though enigmatic, seem to address themes of personal disintegration, adding a layer of depth to the song's straightforward rock.

"Start of Something Beautiful" brings a mood change that is both smooth and uplifting. With a powerful instrumental passage that recalls 70s Genesis, this track encapsulates the essence of symphonic progressive rock, delivering an emotionally and technically impeccable performance. The album closes with "Glass Arm Shattering", a final piece that beautifully synthesizes the musical journey of Deadwing. With static guitars and spacey synthesizers, the track creates a relaxing and contemplative atmosphere before culminating in an ending that resonates with the serenity and introspection that permeate the entire album.

Deadwing is one of those albums that leaves a lasting impression, growing in depth and complexity with each new listen. It is a true masterpiece from a band that has always chosen to break barriers and redefine the boundaries of contemporary progressive rock. With impeccable production, sophisticated compositions, and thrilling performances, Deadwing is an essential record for any lover of the genre.

NOTA: 9.5/10

Tracks Listing:

1. Deadwing (9:46)
2. Shallow (4:17)
3. Lazarus (4:18)
4. Halo (4:38)
5. Arriving Somewhere but Not Here (12:02)
6. Mellotron Scratch (6:56)
7. Open Car (3:46)
8. The Start of Something Beautiful (7:39)
9. Glass Arm Shattering (6:12)

Ouça, "Arriving Somewhere but Not Here"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana