King Crimson - Islands (1971)

Islands é um disco que exige paciência e talvez por isso, alguns fãs do King Crimson torçam o nariz para ele. No entanto, para mim, foi surpreendentemente fácil me deixar levar por suas nuances musicais. Diferente de outros álbuns da banda, onde o lado suave sempre contrasta com momentos de explosão sonora, aqui, a suavidade domina quase por completo. É um álbum onde o desenvolvimento das peças é lento e sereno, e embora existam breves incursões em territórios mais ásperos, o foco está claramente nas passagens mais delicadas. Admito que este não é um disco para quem está começando a explorar o universo musical do King Crimson.

A abertura com "Formentera Lady" nos transporta imediatamente para uma atmosfera clássica, conduzida pelo contrabaixo. A introdução é acompanhada por uma flauta e um piano que, juntos, criam uma moldura suave para as primeiras frases vocais. Nos três minutos iniciais, a música mantém um ritmo calmo, mas logo começa a ganhar vida, com tambores jazzísticos que, inicialmente tímidos, crescem em intensidade. Um dos momentos mais belos da faixa é a improvisação ao piano, que adiciona uma camada de sofisticação à peça. Mais adiante, Robert Fripp surge com uma guitarra acústica, demonstrando seu talento habitual, e a música se encerra com brilhantes passagens de improvisação.

"Sailor's Tale" traz uma energia diferente, iniciando com tambores funky e um baixo marcante. A guitarra e o saxofone entram em seguida, conduzindo a música a um clímax excepcional. O solo de guitarra de Fripp se destaca, levando a peça a uma explosão sonora onde cada nota parece encaixar-se perfeitamente no motivo rítmico. O solo de saxofone que segue é incrível, e quando a música desacelera, a banda nos oferece um momento mais descontraído, com Fripp "brincando" na guitarra de forma magistral. A peça então ganha velocidade novamente, agora apoiada por um arranjo orquestral e improvisações dinâmicas na bateria.

"The Letters" é uma faixa que começa com uma voz emocional e um trabalho acústico de guitarra. Esta introdução é cheia de sentimento, com a guitarra desenhando melodias que se alternam continuamente. De repente, a música explode em uma parede sonora, algo que o King Crimson faz com maestria, para logo em seguida retornar à suavidade. Todos os membros da banda brilham aqui, demonstrando a complexidade, virtuosismo e profundidade emocional que definem o verdadeiro rock progressivo. "The Ladies of the Road" é minha faixa favorita do disco, embora tenha uma certa repetitividade. O baixo e a bateria criam uma base divertida, enquanto o saxofone se destaca desde o início. O vocal também faz um excelente trabalho, carregando as emoções de maneira convincente. O refrão é suave e encantador, com guitarras em alta e harmonias vocais bem construídas. O solo de saxofone no final da faixa é mais uma vez um belo destaque, consolidando a maestria de Mel Collins.

"Prelude: Song Of The Gulls" serve como uma transição para a faixa-título, oferecendo uma bela peça clássica que prepara o ouvinte para o grand finale. A simplicidade desta música é sua maior força, com melodias que ecoam a introdução de "Islands", criando uma ligação coesa entre as duas peças. A faixa "Islands", que encerra o álbum, é outro ponto alto do disco, mostrando um equilíbrio perfeito entre letra e música, fruto da parceria entre Robert Fripp e Peter Sinfield. A melodia de piano e flauta é simplesmente deslumbrante, e o momento em que o saxofone solitário entra na peça cria uma atmosfera de vazio e tristeza que é palpável. A repetição da parte vocal/piano, agora acompanhada por um violino em vez invés da flauta, adiciona uma nova dimensão à música. Esta faixa se desenvolve de maneira impecável, proporcionando uma experiência onírica e evocando uma miríade de sensações no ouvinte.

Embora o King Crimson dos anos 70 seja amplamente reconhecido por sua genialidade, nem todas as suas produções da época são de fácil assimilação. Islands é um exemplo perfeito de um álbum que pode não cativar o ouvinte à primeira audição, mas que, com o tempo, revela sua profundidade e beleza. Se derem a ele mais de uma chance, é provável que qualquer impressão inicial negativa se transforme em admiração e apreço.

========
========
========
=========

Islands is an album that demands patience, which may be why some King Crimson fans aren't particularly fond of it. However, for me, it was surprisingly easy to get carried away by its musical nuances. Unlike other albums by the band, where the softer side always contrasts with moments of explosive sound, here, the softness almost completely dominates. It’s an album where the development of the pieces is slow and serene, and although there are brief excursions into harsher territories, the focus is clearly on the more delicate passages. I admit this isn’t an album for those just beginning to explore the musical universe of King Crimson.

The opening track, "Formentera Lady" immediately transports us into a classical atmosphere, driven by the double bass. The introduction is accompanied by a flute and piano, which together create a soft frame for the initial vocal phrases. In the first three minutes, the music maintains a calm rhythm but soon starts to gain life with jazzy drums that, initially timid, grow in intensity. One of the most beautiful moments of the track is the piano improvisation, which adds a layer of sophistication to the piece. Later on, Robert Fripp enters with an acoustic guitar, showcasing his usual talent, and the song concludes with brilliant improvisational passages.

"Sailor’s Tale" brings a different energy, beginning with funky drums and a prominent bass. The guitar and saxophone follow, leading the music to an exceptional climax. Fripp's guitar solo stands out, driving the piece to a sonic explosion where every note seems to fit perfectly into the rhythmic motif. The following saxophone solo is incredible, and when the song slows down, the band offers us a more relaxed moment, with Fripp "playing" on the guitar masterfully. The piece then picks up speed again, now supported by an orchestral arrangement and dynamic drum improvisations.

"The Letters" is a track that begins with an emotional vocal and an acoustic guitar work. This introduction is full of feeling, with the guitar drawing melodies that continually alternate. Suddenly, the music bursts into a wall of sound, something King Crimson does masterfully, only to return to softness shortly after. All the band members shine here, showcasing the complexity, virtuosity, and emotional depth that define true progressive rock. "The Ladies of the Road" is my favorite track on the album, though it has a certain repetitiveness. The bass and drums create a fun foundation, while the saxophone stands out from the start. The vocals also do an excellent job, conveying emotions convincingly. The chorus is smooth and charming, with high-pitched guitars and well-constructed vocal harmonies. The saxophone solo at the end of the track is once again a beautiful highlight, solidifying Mel Collins' mastery.

"Prelude: Song Of The Gulls" serves as a transition to the title track, offering a beautiful classical piece that prepares the listener for the grand finale. The simplicity of this song is its greatest strength, with melodies echoing the introduction of "Islands" creating a cohesive link between the two pieces. The track "Islands" which closes the album, is another high point, showcasing a perfect balance between lyrics and music, the result of the partnership between Robert Fripp and Peter Sinfield. The piano and flute melody is simply stunning, and the moment when the solitary saxophone enters the piece creates an atmosphere of palpable emptiness and sadness. The repetition of the vocal/piano part, now accompanied by a violin instead of the flute, adds a new dimension to the music. This track develops flawlessly, providing a dreamlike experience and evoking a myriad of sensations in the listener.

Although King Crimson of the '70s is widely recognized for its genius, not all of their productions from that era are easily assimilated. Islands is a perfect example of an album that may not captivate the listener on the first listen but reveals its depth and beauty over time. If given more than one chance, any initial negative impression is likely to transform into admiration and appreciation.

NOTA: 7.5/10

Tracks Listing:

1. Formentera Lady (10:18)
2. Sailor's Tale (7:29)
3. The Letters (4:28)
4. Ladies of the Road (5:31)
5. Prelude: Song of the Gulls (4:14)
6. Islands (9:15)

Ouça, "Sailor's Tale"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana