Riverside - Anno Domini High Definition (2009)

 

Nos três primeiros álbuns, o Riverside se apresentava como uma banda de rock progressivo altamente agradável, misturando elementos de Porcupine Tree, Marillion e Tool. Com um som dominado por guitarra, baixo e as habilidades vocais marcantes de Mariusz Duda, o grupo ocasionalmente flertava com o heavy metal. Os seus três primeiros álbuns formaram uma trilogia, mas, na terceira parte, a banda parecia estar com as ideias meio gastas. O que esperar, então, de seu quarto álbum? Confesso que minhas expectativas na época não eram altas, mas felizmente eu estava completamente enganado. A banda se reinventou, e embora essa mudança possa ter dividido alguns fãs, acredito que seguiram o caminho certo e criaram o que considero seu melhor disco até hoje. Anno Domini High Definition é mais pesado, agitado e dinâmico, com algumas das melhores aplicações de teclado da carreira da banda. A partir desse ponto, o Riverside passou a ter uma faceta mais voltada ao metal progressivo, mas sem perder suas raízes nos anos 70; na verdade, parece até mais influenciado devido à multiplicidade de sintetizadores analógicos e órgãos vintage de Hammond que permeiam o álbum.

O disco abre com "Hyperactive", uma faixa que começa com um tema de piano que lentamente desaparece à medida que as guitarras começam a encorpar a música. Os sintetizadores Moog se entrelaçam com os riffs de heavy metal, enquanto que uma seção de chamada e resposta entre vocais e instrumentação pesada mantém a energia alta. A ponte da música é enriquecida com mais sintetizadores de Hammond e Mini-Moog, culminando em um clímax arrebatador, com um solo de sintetizador analógico apoiado por um riff de metal.

"Driven to Destruction" é uma faixa mais descontraída, mas repleta de nuances sutis que revelam novas camadas a cada audição. A música começa com uma linha de baixo robusta, acompanhada por sintetizadores sujos e grossos, até transitar para uma seção de influência latina com uma linha de piano exótica. A habilidade técnica presente nas notas fantasmas na bateria destaca o Riverside como um dos nomes mais talentosos e menos óbvios na música progressiva moderna. As variações vocais de Mariusz Duda também mantêm a faixa sempre interessante e fresca.

"Egoist Hedonist" não me cativou de imediato como as duas primeiras faixas, mas com o tempo, fui mudando de opinião. A música apresenta tantas texturas e modos diferentes que é impossível não se fascinar com a maneira como tudo se encaixa de forma coesa. Os sintetizadores, reminiscentes de Keith Emerson, introduzem e encerram a seção de metais. Esta parte é especialmente divertida, com linhas de trompa e baixo saltitantes, alternando com passagens mais pesadas e uma melodia de sintetizador extremamente eficaz. Os teclados vintage novamente desempenham um papel crucial, criando um clima suave que se desdobra gradualmente. Os últimos três minutos da faixa são fortemente influenciados pela música do Oriente Médio, acrescentando uma dimensão extra à composição.

"Left Out" é o momento mais emocionante do álbum e, sem dúvida, minha faixa favorita. Os primeiros minutos são influenciados pelo lado mais suave do Opeth e são quase desprovidos de teclados. A variedade é a chave para o sucesso da música, que brevemente se torna pesada em dois momentos, com guitarras elétricas, órgão Hammond e sintetizadores. Guitarra, baixo e bateria formam uma base sólida e impressionante, enquanto os teclados variam entre o perceptível e o atmosférico, completando perfeitamente a execução instrumental da música, com destaque para a parte final. A interpretação vocal de Mariusz Duda é impecável, como de costume.

"Hybrid Times" é, sem dúvida, a música mais desafiadora do álbum. A faixa começa com um piano complexo e acelerado, acompanhado por vocais excepcionais. O tema do piano é então interpretado por guitarras pesadas e sintetizadores, com um timbre que lembra algo utilizado por Rick Wakeman. Após alguns minutos de metal influenciado por Dream Theater, vários teclados criam uma bela paisagem musical. Múltiplas mudanças frenéticas ocorrem ao longo da música, que parece ser uma síntese de todas as linhas progressivas exploradas até então. Não é uma faixa fácil de digerir na primeira audição, mas a cada nova escuta, revela-se algo diferente, algo que talvez tenha passado despercebido anteriormente. Depois de cerca de nove minutos de uma faixa tempestuosa, chega a bonança em uma passagem eletrônica mais suave, com teclados vintage, culminando em um final dissonante.

Anno Domini High Definition marcou uma diferença notável na direção artística da banda. É um álbum que quebra barreiras e expressa exatamente o que quer de forma concisa e destemida. Para aqueles que ainda não conhecem a banda, este é, sem dúvida, o melhor ponto de entrada. Impecável do início ao fim, é um álbum tecnicamente deslumbrante, mas também profundamente emocional. Recomendado para qualquer pessoa interessada em uma banda que desafia seus próprios limites musicais, mas sempre mantém o foco e a direção.

========
========
========
========

In their first three albums, Riverside presented themselves as a highly enjoyable progressive rock band, blending elements of Porcupine Tree, Marillion, and Tool. With a sound dominated by guitar, bass, and the distinctive vocals of Mariusz Duda, the group occasionally flirted with heavy metal. These three albums formed a trilogy, but by the third part, the band seemed to be running out of ideas. So what could be expected from their fourth album? I must admit my expectations at the time were not high, but thankfully I was completely wrong. The band reinvented itself, and although this change may have divided some fans, I believe they took the right path and created what I consider their best album to date. Anno Domini High Definition is heavier, more dynamic, and energetic, with some of the best keyboard work in the band's career. From this point on, Riverside adopted a more progressive metal edge but without losing their roots from the '70s; in fact, it seems even more influenced due to the abundance of analog synthesizers and vintage Hammond organs that pervade the album.

The album opens with "Hyperactive" a track that begins with a piano theme that slowly fades as the guitars start to build up the music. Moog synthesizers intertwine with heavy metal riffs, while a call-and-response section between vocals and heavy instrumentation keeps the energy high. The song's bridge is enriched with more Hammond and Mini-Moog synthesizers, culminating in a breathtaking climax with an analog synthesizer solo supported by a metal riff.

"Driven to Destruction" is a more laid-back track but full of subtle nuances that reveal new layers with each listen. The song starts with a robust bass line, accompanied by gritty and thick synthesizers, before transitioning to a Latin-influenced section with an exotic piano line. The technical skill evident in the ghost notes on the drums highlights Riverside as one of the most talented and less obvious names in modern progressive music. Mariusz Duda's varied vocal delivery also keeps the track always interesting and fresh.

"Egoist Hedonist" didn’t captivate me immediately like the first two tracks, but over time, my opinion changed. The song features so many different textures and modes that it's impossible not to be fascinated by how everything fits together cohesively. The synthesizers, reminiscent of Keith Emerson, introduce and close the brass section. This part is especially enjoyable, with bouncing horn and bass lines alternating with heavier passages and an extremely effective synthesizer melody. Vintage keyboards again play a crucial role, creating a smooth atmosphere that gradually unfolds. The last three minutes of the track are strongly influenced by Middle Eastern music, adding an extra dimension to the composition.

"Left Out" is the most emotionally charged moment of the album and undoubtedly my favorite track. The first few minutes are influenced by Opeth's softer side and are almost devoid of keyboards. Variety is key to the song's success, which briefly becomes heavy in two moments, with electric guitars, Hammond organ, and synthesizers. Guitar, bass, and drums form a solid and impressive base, while the keyboards vary between perceptible and atmospheric, perfectly complementing the song’s instrumental execution, with a standout final section. Mariusz Duda's vocal performance is flawless, as always.

"Hybrid Times" is undoubtedly the most challenging track on the album. The song begins with a complex and fast-paced piano, accompanied by exceptional vocals. The piano theme is then interpreted by heavy guitars and synthesizers, with a timbre reminiscent of something used by Rick Wakeman. After a few minutes of Dream Theater-influenced metal, various keyboards create a beautiful musical landscape. Multiple frenetic changes occur throughout the track, which seems to be a synthesis of all the progressive lines explored up to that point. It’s not an easy track to digest on the first listen, but with each new listen, something different is revealed, perhaps something that was overlooked before. After about nine minutes of stormy music, a softer electronic passage arrives, with vintage keyboards, culminating in a dissonant ending.

Anno Domini High Definition marked a notable shift in the band's artistic direction. It is an album that breaks barriers and expresses exactly what it wants in a concise and fearless manner. For those who are not yet familiar with the band, this is undoubtedly the best entry point. Impeccable from start to finish, it is a technically stunning album but also deeply emotional. Recommended for anyone interested in a band that pushes its own musical boundaries while always maintaining focus and direction.

NOTA: 9.5/10

Tracks Listing:

1. Hyperactive (5:45)
2. Driven to Destruction (7:06)
3. Egoist Hedonist (8:56) :
4. Left Out (10:59)
5. Hybrid Times (11:53)

Ouça, "Left Out"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana