Big Big Train - Grimspound (2017)

 

Em se tratando de século XXI, a Big Big Train tem sido, sem dúvida alguma, um dos principais nomes no mundo do rock progressivo mundial, lançando discos de extrema qualidade que a alavancaram a outro patamar. Eles realmente têm um som muito acessível e que responde aos desejos principalmente dos fãs principalmente de Genesis da era Peter Gabriel, que sempre gostaram de imaginar o que seria da banda se Phil Collins nunca tivesse assumido a liderança e a levado a um som mais calcado no pop dos anos 80.

A cada lançamento, a banda tem se tornado mais sólida no cenário mundial, conseguindo o que raras bandas, principalmente dessa geração, conseguem: definir sua própria direção e som, construindo uma atmosfera única e um universo sonoro deslumbrante. A musicalidade é sempre impressionante, demonstrando que o tempo, longevidade e um forte grupo colaborativo com a mesma ambição têm o poder de fazer com que a banda evolua ilimitadamente.

Grimspound abre com “Brave Captain”, um épico baseado em Albert Ball, um dos principais pilotos de caça inglês durante a Primeira Guerra Mundial. Traz uma introdução que pavimenta um clima atmosférico e assombroso antes da inclusão de todos os instrumentos, mostrando a cadência principal da canção. A música possui toques encantadores de flauta e violino, com David Longdon desempenhando um vocal muito expressivo e emotivo. A segunda faixa é a instrumental "On the Racing Line". Carrega consigo uma influência de jazz/fusion, algo inclusive novo em se tratando do grupo. Nick D'Virgilio mostra aqui porque pode ser considerado tranquilamente um dos melhores bateristas do mundo. Uma música linda.

“Experimental Gentlemen”, a introdução é suave e pastoral, dando ao ouvinte uma sensação de devaneio por meio de uma bateria serena que regimenta a canção, enquanto um belo trabalho de piano e flauta dão o tom da peça. Possui uma guitarra de toque brilhantemente evocativo e descritivo. Por vezes, o violino de Rachel Hall ocupa o centro da música, auxiliado e encorajado por um teclado emotivo que dá a sensação afetiva ao trabalho. A faixa também conta com um lindo solo de guitarra que atrai a atenção antes que a calmaria e reflexão se assentem sobre uma seção de piano, onde o som sutil do baixo de Greg Spawton se junta à bateria de Nick D'Virgilio e a uma guitarra que assombra a música até seu fim.

Em "Meadowland", o ouvinte é apresentado a um lugar onde as pessoas se reúnem para compartilhar seus pensamentos sobre as coisas que amam. É uma faixa requintadamente graciosa e que emociona, com um vocal sincero e que traz uma sensação de nostalgia. A interação entre violino e guitarra é genial. “Grimspound” tem uma introdução lenta e edificante, que rapidamente se instala em sua alma. Novamente, apresenta vocais bastante emotivos. É uma canção que personifica muito bem a banda e sua marca maravilhosa de rock progressivo pastoral. A música é cativante e suave, com uma cadência linda, sobre tudo a linha elegante de guitarra que só contribui para deixá-la com mais classe e charme.

Em “The Ivy Gate”, David Longdon tem a parceria de Judy Dyble, fundadora da banda de folk Fairport Convention. A fusão deu bastante certo, mostrando um folk elegante e um rock progressivo mais pastoral. A introdução é através de um banjo atmosférico. A voz de Judy acrescenta drama e suspense à música e uma aura misteriosa envolve a canção, somada com grandes sequências de violino. Também possui uma erupção liderada por um baixo dinâmico, dando mais força ao conjunto da obra. No fim, pode-se dizer que se trata de uma declaração musical extremamente poderosa.

Com mais de quinze minutos, “A Mead Hall In Winter” é a música mais longa do álbum. Uma peça bastante imersiva que parece pedir para que o ouvinte se envolva plenamente. Neste momento, David Longdon não é apenas o vocalista, mas um trovador apropriado, contando histórias através dos tempos. Possui um coro cativante e viciante, os vocais harmonizados são assombrosamente memoráveis e os pequenos fragmentos de violino e guitarra são a cola que brilhantemente segura todos os outros instrumentos juntos em uma perfeita engrenagem. Há uma seção instrumental fascinante no meio. Vocais e instrumentais entrelaçam-se e se combinam em uma entrega musical intrincada, mas ao mesmo tempo acessível. Um trabalho soberbo de órgão também merece menção, assim como a investida de violino. Quinze minutos de prazer sonoro que chega ao fim com vocais sedutores sobre uma música apaixonante ressoando aos ouvidos. Sensacional.

O álbum finaliza com “As The Crow Flies”, provavelmente a faixa mais pessoal e melancólica. Possui um timbre profundo e uma abertura com ar sombrio. O trabalho de guitarra é exemplar, como se o instrumento estivesse falando com o ouvinte. O momento em que a voz delicada de Rachel Hall se junta à música é de uma graça etérea e acrescenta esperança e desejo de levantar o sentimento de perda que pairava sobre tudo. A natureza sentimental da música deixa uma grande marca no coração e alma de quem entende e sente a sua mensagem, finalizando o álbum de uma forma que não poderia ser melhor.

Em última análise, Grimspound é um disco muito lindo de uma das bandas mais reverenciadas atualmente do rock progressivo. Apresentaram novamente canções que ratificam mais uma vez o porquê de terem a reputação que carregam. Não se trata apenas de músicas, mas de histórias, sejam factuais ou ficcionais, entregando um espetáculo profundamente envolvente e fascinante. Um belíssimo “castelo de areia” que uma maré jamais levará.

========
========
========
========

In the 21st century, Big Big Train has undoubtedly been one of the leading names in the global progressive rock scene, releasing albums of exceptional quality that have elevated them to another level. They truly have a very accessible sound that resonates with fans, particularly those of Genesis from the Peter Gabriel era, who have always wondered what the band might have become if Phil Collins had never taken over and steered them towards a more 80s pop sound.

With each release, the band has become more solid on the world stage, achieving what few bands, especially from this generation, manage: defining their own direction and sound, creating a unique atmosphere and a stunning sonic universe. Their musicianship is always impressive, demonstrating that time, longevity, and a strong collaborative group with the same ambition have the power to make the band evolve endlessly.

Grimspound opens with “Brave Captain”, an epic based on Albert Ball, one of the top English fighter pilots of World War I. It starts with an introduction that sets an atmospheric and haunting mood before the inclusion of all instruments, showcasing the main cadence of the song. The track features charming touches of flute and violin, with David Longdon delivering a very expressive and emotional vocal performance. The second track is the instrumental "On the Racing Line." It carries a jazz/fusion influence, something new for the group. Nick D'Virgilio demonstrates why he is considered one of the best drummers in the world. It is a beautiful piece.

“Experimental Gentlemen” starts with a gentle, pastoral introduction, giving the listener a dreamy sensation through a serene drumbeat that drives the song, while beautiful piano and flute work set the tone. It features a brilliantly evocative and descriptive guitar. At times, Rachel Hall’s violin takes center stage, supported and encouraged by an emotive keyboard that adds an affectionate feel to the work. The track also includes a lovely guitar solo that captures attention before settling into a reflective piano section, where Greg Spawton’s subtle bass joins Nick D'Virgilio’s drums and a haunting guitar, leading the music to its end.

In "Meadowland", the listener is introduced to a place where people gather to share their thoughts on the things they love. It is a exquisitely graceful track that is emotionally moving, with sincere vocals and a nostalgic feel. The interplay between violin and guitar is brilliant. “Grimspound” features a slow, uplifting introduction that quickly settles into your soul. It again showcases very emotive vocals. The song embodies the band and their wonderful brand of pastoral progressive rock. It is captivating and smooth, with a beautiful cadence, especially the elegant guitar line that adds more class and charm.

In “The Ivy Gate”, David Longdon is joined by Judy Dyble, founder of the folk band Fairport Convention. The fusion works well, blending elegant folk with a more pastoral progressive rock. The introduction is through atmospheric banjo. Judy’s voice adds drama and suspense to the song, and a mysterious aura envelops it, combined with great violin sequences. It also features a dynamic bass eruption that strengthens the overall work. In the end, it can be said to be an extremely powerful musical statement.

With over fifteen minutes, “A Mead Hall In Winter” is the longest track on the album. It is an immersive piece that seems to invite the listener to fully engage. At this moment, David Longdon is not just the vocalist but an appropriate troubadour, telling stories through the ages. It features a captivating and addictive chorus, harmonized vocals that are hauntingly memorable, and small fragments of violin and guitar that brilliantly hold all the other instruments together in a perfect mechanism. There is a fascinating instrumental section in the middle. Vocals and instrumentals intertwine and combine in an intricate yet accessible musical delivery. A superb organ performance also deserves mention, as well as the violin contribution. Fifteen minutes of sonic pleasure that ends with seductive vocals over a passionate music that resonates in the ears. Sensational.

The album concludes with “As The Crow Flies”, probably the most personal and melancholic track. It has a deep timbre and a dark opening. The guitar work is exemplary, as if the instrument is speaking to the listener. The moment Rachel Hall’s delicate voice joins the music is ethereal and adds hope and a desire to lift the feeling of loss that pervades the track. The sentimental nature of the song leaves a significant mark on the heart and soul of those who understand and feel its message, ending the album in a way that could not be better.

Ultimately, Grimspound is a beautifully crafted album from one of the most revered bands in progressive rock today. They have once again delivered songs that reaffirm why they have the reputation they hold. It is not just about the music but about stories, whether factual or fictional, offering a deeply engaging and fascinating spectacle. A beautiful "sandcastle" that no tide will ever wash away.

NOTA:9/10

Tracks Listing:

1. Brave Captain (12:37)
2. On The Racing Line (5:12)
3. Experimental Gentlemen (10:01)
4. Meadowland (3:36)
5. Grimspound (6:56)
6. The Ivy Gate (7:27)
7. A Mead Hall In Winter (15:20)
8. As The Crow Flies (6:44)

Ouça, "A Mead Hall In Winter"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana