Karfagen - Messages from Afar: Second Nature (2024)

Antony Kalugin é um compositor, tecladista e produtor musical ucraniano, amplamente reconhecido por suas contribuições significativas no rock progressivo e música ambiente. Sua habilidade e visão artística o tornaram uma figura central e influente na cena musical, especialmente na música progressiva. Kalugin é o líder e a principal força criativa por trás de várias bandas e projetos musicais notáveis, incluindo Karfagen, Sunchild e Hoggwash. Cada uma dessas bandas destaca diferentes aspectos de sua versatilidade e talento musical.

A sua carreira é marcada por sua dedicação incansável à inovação musical e à exploração de novas fronteiras. Desde o início de sua carreira, demonstrou um compromisso excepcional com a originalidade e a criatividade. Sua habilidade como compositor e produtor é notável, onde ele combina uma compreensão profunda da teoria musical com uma intuição natural para melodias cativantes e harmonias complexas. Essa fusão permite que ele crie músicas que são ao mesmo tempo tecnicamente impressionantes e emocionalmente ressonantes.

Karfagen é talvez seu projeto/banda mais conhecido, onde há uma exploração de paisagens sonoras complexas e ricas, frequentemente combinando elementos de rock progressivo com influências sinfônicas e ambientais. A música é caracterizada por suas composições elaboradas, arranjos sofisticados e uma habilidade notável para criar atmosferas sonoras evocativas.

Messages from Afar: Second Nature é o terceiro álbum da série Messages from Afar. A série começou com o primeiro álbum lançado sob o nome Karfagen, intitulado Messages from Afar: First Contact e seguiu com o segundo lançamento sob o nome Sunchild, Messages from Afar: The Division and Illusion of Time. Essa terceira segue uma linha narrativa centralizada em temas de jornada, exploração e comunicação que ultrapassam os limites convencionais do ser humano. Musicalmente, a série se destaca por uma densa tapeçaria sonora que une rock progressivo sinfônico a elementos de música folclórica e clássica, tecendo paisagens sonoras que evocam tanto mundos imaginários quanto reflexões sobre o desconhecido.

"Ride Your Dream" abre o disco de forma envolvente, marcada por um ritmo lento e compassado, a peça rapidamente cria um clima onírico. Os vocais, etéreos e suaves, contribuem para essa atmosfera, evocando sentimentos de nostalgia e introspecção. Vale mencionar também os sintetizadores que adicionam camadas ricas e texturizadas. "Fantasion" é uma faixa que se destaca pelo uso bem-posto de sintetizadores, onde eles criam uma base muito rica, oferecendo paletas sonoras diversificadas que varia entre o etéreo e o robusto. Apesar de estarem em destaque, não ofuscam a guitarra, que brilha com solos expressivos e riffs adequados. A interação entre os dois é harmoniosa, criando um diálogo musical lindíssimo.

"November Blue" é mais uma peça instrumental que oferece uma mudança de ritmo bem-vinda ao álbum, com uma vibe jazzística definitiva. Embora não apresente grande variedade sonora, sua execução suave e elegante, juntamente com os toques de guitarra inspirados  no estilo de Pat Metheny, além de algumas incursões elegantes de saxofone, fazem dela uma audição agradável e relaxante. "Bond of Love" começa com uma introdução acústica suave acompanhada por um belo vocal feminino que imediatamente estabelece uma atmosfera íntima e emocional. A princípio, parece que estamos prestes a ouvir uma balada, mas a música rapidamente subverte essa expectativa. No final, a faixa retorna à sua origem, encerrando com uma repetição da letra de abertura e dando à música um efeito emocional poderoso, trazendo uma sensação de amarração de todos os elementos em um ciclo coeso.

"Agora by Night" é uma peça instrumental de violão acústico que imediatamente captura a imaginação com sua beleza serena e intricada. A melodia flui de forma orgânica, como se contasse uma história sem palavras, envolvendo o ouvinte em um mundo de calma e reflexão. A influência de Vangelis é evidente na maneira como os sintetizadores são usados para complementar o violão. "Daybreak" começa por meio de um piano que ecoa pelo espaço, estabelecendo um ambiente elegante e introspectivo. À medida que a música avança, percebe-se uma influência marcante do jazz, porém, diferentemente da outra peça jazzística, também há algo na linha vanguardista. Foi o momento do disco que menos me tocou, porém, ainda assim, oferece uma boa qualidade.

"Bright Little Star" é uma faixa que entrega um belo trabalho em camadas de cordas que evocam uma sensação de grandeza, enquanto que alguns elementos jazzísticos misturados com linhas sinfônicas adicionam um toque de elegância à faixa. Essa fusão de estilos acaba criando uma experiência auditiva dinâmica e multifacetada. Há um vídeo em 4K para ser visualizado com a música e que amplifica o seu impacto emocional, criando uma experiência sensorial completa que cativa tanto os olhos quanto os ouvidos.

"Searching for Mr. Kite", com cerca de onze minutos, é a faixa mais longa do disco. Oferece uma jornada sonora rica e dinâmica que cativa o ouvinte do início ao fim. A guitarra com sua expressividade e versatilidade e os sintetizadores que adicionam uma camada de profundidade e textura à música se entrelaçam brilhantemente. Apesar desses destaques, cada instrumento contribui perfeitamente para a tapeçaria sonora da peça, onde cada um deles adiciona texturas e cores que se fundem em uma harmonia belíssima. Também possui um vídeo em 4K para ser acompanhado com ela.

"Second Nature", ao encerrar o álbum de forma elegante e de bom gosto, Antony permitiu que os sentimentos evocados pelas músicas anteriores se assentem, proporcionando um belo desfecho para o disco. A introdução de piano, criando uma atmosfera serena e evocativa remete ao Genesis 70’s, porém, à medida que a faixa avança, essa sensação inicial de serenidade começa a se transformar e sons etéreos de sintetizadores começam a emergir, adicionando uma nova dimensão à música e ampliando sua escala de maneira gradual e intrigante.

Além disso, as harmonias bem trabalhadas e os arranjos cuidadosamente elaborados demonstram a habilidade de Antony como compositor e músico. Cada nota e cada melodia são muito-bem planejadas e executadas, resultando em uma experiência musical que é ao mesmo tempo complexa e acessível. Com sua variedade de ritmos e suas harmonias cativantes, Messages from Afar: Second Nature é rock progressivo moderno de alto padrão.

Sem dúvida, Messages from Afar: Second Nature é mais um belo capítulo na história discográfica de Antony, destacando-se como um dos artistas mais prolíficos do rock progressivo contemporâneo. A diversidade de ritmos e estilos musicais presentes no álbum é uma das suas maiores forças, garantindo que não haja nenhum momento monótono ou previsível durante os seus quase 50 minutos.

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Antony Kalugin is a Ukrainian composer, keyboardist, and music producer, widely recognized for his significant contributions to progressive rock and ambient music. His skill and artistic vision have made him a central and influential figure in the music scene, particularly in progressive music. Kalugin is the leader and the main creative force behind several notable bands and musical projects, including Karfagen, Sunchild, and Hoggwash. Each of these bands highlights different aspects of his versatility and musical talent.

His career is marked by his tireless dedication to musical innovation and the exploration of new frontiers. From the beginning of his career, he has demonstrated an exceptional commitment to originality and creativity. His skill as a composer and producer is remarkable, as he combines a deep understanding of music theory with a natural intuition for captivating melodies and complex harmonies. This fusion allows him to create music that is both technically impressive and emotionally resonant.

Karfagen is perhaps his best-known project/band, where there is an exploration of complex and rich soundscapes, often combining elements of progressive rock with symphonic and ambient influences. The music is characterized by its elaborate compositions, sophisticated arrangements, and a remarkable ability to create evocative sound atmospheres.

Messages from Afar: Second Nature is the third album in the Messages from Afar series. The series began with the first album released under the name Karfagen, titled Messages from Afar: First Contact, and continued with the second release under the name Sunchild, Messages from Afar: The Division and Illusion of Time. This third installment follows a narrative line centered on themes of journey, exploration, and communication that transcend the conventional boundaries of the human experience. Musically, the series stands out for a dense sonic tapestry that combines symphonic progressive rock with elements of folk and classical music, weaving soundscapes that evoke both imaginary worlds and reflections on the unknown.

"Ride Your Dream" opens the album in an engaging way, marked by a slow and measured rhythm; the piece quickly creates a dreamlike atmosphere. The vocals, ethereal and soft, contribute to this atmosphere, evoking feelings of nostalgia and introspection. It's also worth mentioning the synthesizers, which add rich and textured layers. "Fantasion" is a track that stands out for its well-placed use of synthesizers, where they create a very rich foundation, offering diverse sound palettes ranging from ethereal to robust. Although they are prominent, they do not overshadow the guitar, which shines with expressive solos and fitting riffs. The interaction between the two is harmonious, creating a beautiful musical dialogue.

"November Blue" is another instrumental piece that offers a welcome change of pace to the album, with a definite jazzy vibe. Although it does not present great sound variety, its smooth and elegant execution, along with guitar touches inspired by Pat Metheny's style, as well as some elegant saxophone incursions, make it a pleasant and relaxing listen. "Bond of Love" begins with a soft acoustic introduction accompanied by a beautiful female vocal that immediately establishes an intimate and emotional atmosphere. At first, it seems like we are about to hear a ballad, but the music quickly subverts that expectation. In the end, the track returns to its origin, closing with a repetition of the opening lyrics, giving the music a powerful emotional effect, bringing a sense of tying all elements into a cohesive cycle.

"Agora by Night" is an acoustic guitar instrumental piece that immediately captures the imagination with its serene and intricate beauty. The melody flows organically, as if telling a story without words, enveloping the listener in a world of calm and reflection. The influence of Vangelis is evident in the way the synthesizers are used to complement the guitar. "Daybreak" begins with a piano that echoes through the space, establishing an elegant and introspective environment. As the music progresses, a marked jazz influence is perceived; however, unlike the other jazzy piece, there is also something in the avant-garde line. It was the moment on the album that touched me the least, but it still offers good quality.

"Bright Little Star" is a track that delivers a beautiful layering of strings that evoke a sense of grandeur, while some jazzy elements mixed with symphonic lines add a touch of elegance to the track. This fusion of styles ends up creating a dynamic and multifaceted listening experience. There is a 4K video to be viewed with the music, which amplifies its emotional impact, creating a complete sensory experience that captivates both the eyes and the ears.

"Searching for Mr. Kite", at around eleven minutes, is the longest track on the album. It offers a rich and dynamic sound journey that captivates the listener from start to finish. The guitar, with its expressiveness and versatility, and the synthesizers, which add a layer of depth and texture to the music, intertwine brilliantly. Despite these highlights, each instrument contributes perfectly to the sonic tapestry of the piece, where each adds textures and colors that blend into a beautiful harmony. It also has a 4K video to accompany it.

"Second Nature", closing the album elegantly and tastefully, allows the feelings evoked by the previous tracks to settle, providing a beautiful conclusion to the record. The piano introduction, creating a serene and evocative atmosphere, is reminiscent of Genesis from the '70s. However, as the track progresses, this initial sense of serenity begins to transform, and ethereal synthesizer sounds start to emerge, adding a new dimension to the music and gradually expanding its scale in a gradual and intriguing way.

Furthermore, the well-crafted harmonies and carefully elaborated arrangements demonstrate Antony's skill as a composer and musician. Every note and every melody are well-planned and executed, resulting in a musical experience that is both complex and accessible. With its variety of rhythms and captivating harmonies, Messages from Afar: Second Nature is high-standard modern progressive rock.

Undoubtedly, Messages from Afar: Second Nature is yet another beautiful chapter in Antony's discographic history, standing out as one of the most prolific artists in contemporary progressive rock. The diversity of rhythms and musical styles present on the album is one of its greatest strengths, ensuring that there is no dull or predictable moment during its nearly 50 minutes.

NOTA: 8.5/10

Tracks Listing

1. Ride Your Dream (3:41)
2. Fantasion (7:25)
3. November Blue (4:34)
4. Bond of Love (expanded version) (7:02)
5. Agora by Night (4:31)
6. Daybreak (3:47)
7. Bright Little Star (3:55)
8. Searching for Mr. Kite (expanded version) (11:04)
9. Second Nature (2:25)

Ouça, "Searching for Mr. Kite"





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