Rush - Moving Pictures (1981)


O Rush sempre foi alvo de debates sobre sua inclusão no gênero rock progressivo. Embora nem sempre soe como uma banda progressiva típica, muitas vezes apresentando um hard rock técnico e elaborado, não há dúvida de que a discografia do trio canadense contém álbuns que são inegavelmente progressivos e que, com o tempo, se tornaram verdadeiros clássicos do gênero.

Desde seu álbum de estreia, autointitulado, quando ainda contavam com o baterista original John Rutsey, a banda passou por uma notável evolução sonora. Com a chegada de Neil Peart a partir do segundo disco, o som da banda transitou da "simplicidade" para um caminho cada vez mais complexo, com arranjos intricados, musicalidade sofisticada e letras profundas. Mesmo que Moving Pictures não seja o meu álbum favorito da banda, é inegável que este disco é o mais importante na carreira do grupo.

O álbum abre com "Tom Sawyer". Se você se considera familiarizado com o rock clássico, mas não conhece essa música, é possível que precise rever seu conceito de familiaridade. "Tom Sawyer" é uma faixa extremamente bem trabalhada e certamente a mais conhecida da banda por uma razão: ela equilibra perfeitamente uma base de rock acessível com compassos ímpares e uma estrutura artística de excelência. É uma faixa que naturalmente convida ao canto, marcante e memorável. No Brasil, "Tom Sawyer" ganhou ainda mais notoriedade por ser a música de abertura do seriado "MacGyver - Profissão Perigo", exibido pela Rede Globo na segunda metade dos anos 80. Curiosamente, a versão de abertura criada pela Globo difere da original.

"Red Barchetta" é uma faixa que me traz boas lembranças pessoais. Sua atmosfera é cativante, e a instrumentação é impecável, com o solo de guitarra de Alex Lifeson quase no meio da música sendo simples e mágico. O trio realmente criou uma canção perfeita, sem exageros ou excessos, mas também sem falhas. É uma obra-prima muito bem equilibrada. "YYZ" é outro clássico instrumental da banda. Aqui, todos os três músicos brilham em perfeita harmonia, mantendo o equilíbrio entre feeling, virtuosismo e arranjos excepcionais. Apesar de todos os instrumentos terem seu momento de destaque, o que sempre me encanta é a maneira furiosa como Geddy Lee conduz seu baixo, imprimindo uma marca inconfundível à faixa. "Limelight" é a próxima faixa, e merece destaque não apenas pela sua grandiosa instrumentação, mas também pela letra, que reflete a opinião de Neil Peart sobre estar no centro das atenções. O Rush é conhecido por suas letras inteligentes, especialmente as escritas por Peart, e "Limelight" é um exemplo brilhante disso. Pessoalmente, é minha letra favorita do álbum, e a trilha criada pela guitarra de Lifeson muito linda.

"The Camera Eye" é a faixa mais longa do álbum, com mais de 10 minutos de duração. Interessante que depois dessa composição, a banda nunca mais lançou uma música que ultrapassasse essa marca de tempo em seus álbuns. A faixa é uma obra expressiva desde sua introdução até as passagens instrumentais, com solos de Lifeson que soam interessantes e repletos de elementos progressivos. "Witch Hunt" é uma faixa que merece mais reconhecimento do que recebe. Começa com um riff "assombrado" de Lifeson, perfeitamente adequado ao clima da canção, acompanhado por um vocal que define o tom com precisão. A bateria de Peart, os sintetizadores, o vocal de Lee e, claro, o baixo, todos complementam essa peça de forma perfeita, culminando em uma explosão emocional junto com as letras brilhantes de Peart.

O álbum encerra com "Vital Signs", uma faixa que divide opiniões. Alguns a consideram fraca para os padrões do álbum, enquanto outros a veem como o melhor momento do disco. Eu, pessoalmente, não a considero o ponto alto, mas também não acho que compromete o álbum. A introdução com sintetizadores é excelente, o trabalho jazzy na guitarra é impressionante e a bateria de Peart, como sempre, está impecável. Os vocais de Lee também merecem destaque por sua emotividade e singularidade.

Antes do lançamento de Moving Pictures, o Rush já havia alcançado popularidade e mostrado sua capacidade de criação em obras grandiosas. No entanto, nenhum álbum deu ao trio a visibilidade que conseguiram aqui. Unindo acessibilidade, complexidade, letras excelentes e outros elementos em um único trabalho, o álbum se tornou um marco na música dos anos 80 e, com o tempo, se consolidou como uma obra de importância atemporal.

========
========
========
========

Rush has long been a subject of debate when it comes to their place in the progressive rock genre. While they don't always sound like a typical prog band—often leaning more toward technical and elaborate hard rock—there's no doubt that the Canadian trio's discography includes albums that are undeniably progressive, many of which have become true classics of the genre over time.

From their self-titled debut album, when they still had their original drummer, John Rutsey, the band underwent a remarkable sonic evolution. With Neil Peart joining from the second album onward, their sound transitioned from "simplicity" to increasingly complex arrangements, sophisticated musicianship, and profound lyrics. Even though Moving Pictures isn't my personal favorite Rush album, it’s undeniable that this record is the most pivotal in the band's career.

The album opens with "Tom Sawyer". If you consider yourself familiar with classic rock but don't know this song, you might need to reassess your familiarity. "Tom Sawyer" is an exceptionally well-crafted track and undoubtedly the band’s most famous for a reason: it perfectly balances an accessible rock foundation with odd time signatures and an artful structure. It’s a track that naturally invites singing along, striking and memorable. In Brazil, "Tom Sawyer" gained additional fame as the opening theme for the TV series MacGyver—aired by Rede Globo in the late '80s. Interestingly, the opening version created by Globo differs from the original.

"Red Barchetta" is a track that brings back personal memories for me. Its atmosphere is captivating, and the instrumentation is impeccable, with Alex Lifeson's guitar solo about halfway through the song being both simple and magical. The trio really crafted a perfect song—no exaggeration or excess, but also no flaws. It’s a well-balanced masterpiece. "YYZ" is another instrumental classic from the band. Here, all three musicians shine in perfect harmony, maintaining a balance between feel, virtuosity, and exceptional arrangements. While each instrument has its moment to stand out, what always impresses me is the furious way Geddy Lee drives his bass, leaving an indelible mark on the track. "Limelight" follows, and it deserves special mention not just for its grand instrumentation but also for its lyrics, which reflect Neil Peart's thoughts on being in the limelight. Rush is known for its intelligent lyrics, especially those written by Peart, and "Limelight" is a brilliant example of this. Personally, it’s my favorite lyric on the album, and the beautiful guitar work by Lifeson enhances it even further.

"The Camera Eye" is the album’s longest track, clocking in at over 10 minutes. Interestingly, after this composition, the band never again released a song that exceeded this length on their albums. The track is an expressive work, from its introduction to its instrumental passages, with Lifeson's solos sounding intriguing and filled with progressive elements. "Witch Hunt" is a track that deserves more recognition than it gets. It starts with a "haunted" riff by Lifeson, perfectly fitting the song's mood, accompanied by vocals that set the tone with precision. Peart's drumming, the synthesizers, Lee's vocals, and of course, the bass, all complement this piece perfectly, culminating in an emotional explosion alongside Peart's brilliant lyrics.

The album closes with "Vital Signs", a track that divides opinions. Some consider it weak by the album's standards, while others view it as the album's pinnacle. Personally, I don't see it as the highlight, but I also don't think it detracts from the album. The introduction with synthesizers is excellent, the jazzy guitar work is impressive, and Peart's drumming is impeccable as always. Lee’s vocals also stand out for their emotion and uniqueness.

Before Moving Pictures, Rush had already gained popularity and demonstrated their creative prowess with grandiose works. However, no album gave the trio the visibility they achieved here. Combining accessibility, complexity, excellent lyrics, and other elements into a single work, the album became a milestone in 1980s music and has solidified over time as a work of timeless significance.

NOTA: 10/10

Tracks Listing:

1. Tom Sawyer (4:34)
2. Red Barchetta (6:08)
3. YYZ (4:24)
4. Limelight (4:21)
5. The Camera Eye (10:57)
6. Witch Hunt (Part III of Fear) (4:44)
7. Vital Signs (4:47)

Ouça, "YYZ"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana