Big Big Train - English Electric Part One (2012)

Ao ouvir English Electric Part One pela primeira vez, tive a certeza de que David Longdon era a mais nova e brilhante estrela do rock progressivo moderno. Suas contribuições vocais, aliadas às suas composições de flauta, elevaram o Big Big Train a um patamar raramente alcançado por bandas contemporâneas, dignas de ombrear com os grandes mestres dos anos 70. Este álbum é uma tapeçaria de composições sublimes e linhas estilísticas variadas que são sempre lideradas pela inigualável voz de Longdon. Liricamente também é sensacional, letras que são enriquecidas pela paixão que David imprime em cada nota, com músicas que parecem construídas com a precisão e a inspiração de um artista talentoso pintando um quadro vivo.

"The First Rebreather" abre o disco com a mesma imponência que "Dance on a Volcano" ou "A Musical Box" abriram seus respectivos álbuns clássicos. Desde o início, Nick D'Virgilio nos presenteia com uma performance incrível de bateria. A música é uma viagem através de mudanças dinâmicas, onde cada contribuição individual dos músicos encaixa-se perfeitamente, criando um todo coeso e espetacular. Os arranjos vocais são deslumbrantes, as letras profundamente bem escritas, e os instrumentistas tecem uma paisagem sonora que é maravilhosa. Embora a influência de Genesis seja evidente, ela nunca se sobrepõe ao que a banda traz de único. A segunda faixa, "Uncle Jack", é um daqueles momentos capazes de arrancar um sorriso instantâneo do ouvinte. Com harmonias vocais delicadas e uma sonoridade otimista, o banjo, tocado de forma incrivelmente criativa, assume o papel principal. É uma música cheia de vida, um verdadeiro raio de sol em forma sonora.

Quando ouvi "Winchester from St. Giles' Hill" pela primeira vez, foi a faixa que imediatamente se destacou como minha favorita, embora hoje seja difícil escolher uma entre tantas. Com um ritmo cativante e uma atmosfera envolvente, a música apresenta melodias e arranjos vocais de tirar o fôlego. As guitarras jazzísticas dialogam com a cena de Canterbury antes de se transformarem em uma peça sinfônica quase clássica. É uma canção de uma beleza rara, daquelas que deixam uma marca indelével no coração do ouvinte.

"Judas Unrepentant" inicia com uma introdução que nos primeiros segundos me trouxe à mente "Illegal Alien", uma das músicas que menos aprecio do Genesis. No entanto, essa impressão rapidamente se dissipa à medida que o coro e as pontes mostram a verdadeira identidade da canção. A seção suave e quase clássica que surge na metade da faixa é magistral. No geral, é uma música leve, animada e de ritmo acelerado, mas também com momentos de complexidade que surpreendem. O refrão, em particular, é tão cativante que permaneceu na minha mente por dias após a primeira audição.

"Summoned by Bells" abre com um piano que remete a "Everybody Wants to Rule the World" do Tears For Fears, uma referência que só acrescenta ao charme da faixa, dado o status icônico da banda pop. O baixo, melódico e criativo de Greg Spawton é perceptível e inesperado em sua abordagem. Nick D'Virgilio mostra mais uma vez sua maestria na bateria, enquanto a guitarra surge com doses exatas, enriquecendo a composição. No final da faixa, a música toma uma nova direção, com uma melodia suave liderada por um riff de baixo, trombetas e uma guitarra melodiosa, encerrando a canção com uma sensação de amor, delicadeza e carga emocional palpável. "Upton Hill" é uma daquelas canções que evocam nostalgia, mesmo sem um motivo aparente. É uma balada belíssima, onde violão, banjo, flauta, cordas e vozes femininas de apoio se unem de maneira harmoniosa, criando uma sensação única que toca profundamente.

Se eu tivesse que nomear a faixa mais sombria do álbum, sem dúvida seria "A Boy in Darkness". Esta música possui uma seção instrumental de alta velocidade, quase jazzística, onde todos os músicos brilham em suas performances – bateria, guitarra, flauta, cordas, percussão, órgão, e especialmente o violino, que define o clima sombrio da peça. As harmonias vocais intensificam o tom emocional, resultando em mais uma música brilhante.

O álbum fecha com "Hedgerow", uma faixa que surpreende com seus arranjos vocais deslumbrantes. O ponto alto da música é, sem dúvida, sua parte central, onde uma mudança de direção a leva para uma linha profundamente sinfônica, carregada de emoção, graças ao trabalho excepcional de flauta, violino e teclado. Um final apoteótico para um disco que consegue ser espetacular do primeiro ao último acorde.

English Electric Part One  é uma obra bem-sucedida em todos os seus aspectos, com uma estrutura musical impecável e fluxos de desenvolvimento que mantêm o ouvinte cativado do início ao fim. Embora fiel ao espírito progressivo, a Big Big Train consegue trazer à sua música uma acessibilidade que a torna atraente até mesmo para aqueles com gostos mais populares. Não estamos apenas ouvindo músicos tocando em estúdio; estamos testemunhando artesãos moldando o melhor de suas capacidades.

========
========
========
========

When I first listened to English Electric Part One, I was certain that David Longdon was the newest and brightest star in modern progressive rock. His vocal contributions, combined with his flute compositions, elevated Big Big Train to a level rarely achieved by contemporary bands, worthy of standing shoulder to shoulder with the great masters of the '70s. This album is a tapestry of sublime compositions and varied stylistic lines, always led by Longdon's unmatched voice. Lyrically, it is also sensational, with lyrics enriched by the passion that David injects into every note, and songs that seem crafted with the precision and inspiration of a talented artist painting a living picture.

"The First Rebreather" opens the album with the same grandeur that "Dance on a Volcano" or "A Musical Box" brought to their respective classic albums. From the outset, Nick D'Virgilio treats us to an incredible drum performance. The song is a journey through dynamic changes, where each individual musician's contribution fits perfectly, creating a cohesive and spectacular whole. The vocal arrangements are stunning, the lyrics deeply well-written, and the musicians weave a sonic landscape that is marvelous. While the influence of Genesis is evident, it never overshadows what the band brings that is unique. The second track, "Uncle Jack", is one of those moments that can instantly bring a smile to the listener's face. With delicate vocal harmonies and an optimistic sound, the banjo, played incredibly creatively, takes center stage. It's a song full of life, a true ray of sunshine in sonic form.

When I first heard "Winchester from St. Giles' Hill", it immediately stood out as my favorite track, though it's hard to choose just one among so many. With a captivating rhythm and an enveloping atmosphere, the song features breathtaking melodies and vocal arrangements. The jazzy guitars dialogue with the Canterbury scene before transforming into an almost classical symphonic piece. It’s a song of rare beauty, one that leaves an indelible mark on the listener's heart.

"Judas Unrepentant" begins with an introduction that, in the first few seconds, reminded me of "Illegal Alien", one of my least favorite Genesis songs. However, that impression quickly dissipates as the chorus and bridges reveal the song's true identity. The soft, almost classical section that emerges halfway through the track is masterful. Overall, it’s a light, lively, and fast-paced song, but also with moments of complexity that surprise. The chorus, in particular, is so catchy that it stayed in my mind for days after the first listen.

"Summoned by Bells" opens with a piano that recalls "Everybody Wants to Rule the World" by Tears For Fears, a reference that only adds to the track’s charm, given the iconic status of the pop band. Greg Spawton's bass is melodic and creative, noticeable and unexpected in its approach. Nick D'Virgilio once again showcases his mastery on the drums, while the guitar appears in precise doses, enriching the composition. Towards the end of the track, the music takes a new direction, with a gentle melody led by a bass riff, trumpets, and a melodious guitar, closing the song with a palpable sense of love, delicacy, and emotional depth. "Upton Hill" is one of those songs that evoke nostalgia, even without an apparent reason. It’s a beautiful ballad, where acoustic guitar, banjo, flute, strings, and female backing vocals harmoniously unite, creating a unique sensation that deeply touches the listener.

If I had to name the album's darkest track, it would undoubtedly be "A Boy in Darkness". This song features a high-speed, almost jazzy instrumental section where all the musicians shine in their performances—drums, guitar, flute, strings, percussion, organ, and especially the violin, which sets the dark mood of the piece. The vocal harmonies intensify the emotional tone, resulting in yet another brilliant song.

The album closes with "Hedgerow", a track that surprises with its stunning vocal arrangements. The highlight of the song is undoubtedly its central part, where a change in direction leads it to a deeply symphonic line, laden with emotion, thanks to the exceptional work of flute, violin, and keyboard. A majestic ending to an album that manages to be spectacular from the first to the last chord.

English Electric Part One is a successful work in all aspects, with impeccable musical structure and developmental flows that keep the listener captivated from beginning to end. While faithful to the progressive spirit, Big Big Train manages to bring an accessibility to their music that makes it appealing even to those with more mainstream tastes. We are not just listening to musicians playing in a studio; we are witnessing craftsmen shaping the best of their abilities.

NOTA: 10/10

Tracks Listing:

1. The First Rebreather (8:32)
2. Uncle Jack (3:49)
3. Winchester from St Giles' Hill (7:16)
4. Judas Unrepentant (7:18)
5. Summoned by Bells (9:17)
6. Upton Heath (5:39)
7. A Boy in Darkness (8:03)
8. Hedgerow (8:52)

Ouça, "A Boy in Darkness"



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana