Sinkadus - Cirkus (1999)

 

A banda sueca Sinkadus, apesar de um longo hiato que deixou muitos fãs descrentes quanto ao futuro do grupo, ressurgiu em 2015, reacendendo as esperanças daqueles que apreciaram seus dois álbuns lançados na segunda metade dos anos 90, para que houvesse algum material novo - algo que até 2024 não aconteceu. Dentre seus dois discos, Cirkus se destaca como uma incrível obra de rock progressivo. A trajetória da banda começou na segunda metade dos anos 80, com Fredrik Karlsson e Robert Sjoback tocando em uma banda cover de rock clássico. Com o tempo, passaram a incluir canções progressivas em seu repertório, e após a dissolução parcial da banda no início dos anos 90, retornaram com novos integrantes e uma nova proposta musical.

Inicialmente, tocar dois instrumentos foi desgastante para Karlsson, o que levou à adição da flautista Linda Johansson. A busca por um vocalista foi outro desafio, que acabou sendo resolvido com Rickard Biström e a própria Linda Johansson assumindo os vocais. Após várias mudanças na formação, incluindo a entrada de Lena Petterson no violoncelo e Mats Svensson na bateria, a banda finalmente encontrou estabilidade para lançar seu primeiro trabalho.

Cirkus, começa com "Jag, Änglamarks Bane", uma faixa que mescla uma melodia de flauta sinistra com uma explosão sonora, destacando o poderoso órgão e o Mellotron, que são acompanhados por uma bateria cadenciada, soando quase como uma marcha fúnebre. A sonoridade intrincada e as linhas angulares de guitarra e baixo remetem ao estilo dos também suecos Änglagård. A faixa apresenta uma alternância entre momentos de calma e explosões dramáticas, criando uma atmosfera intensa e cativante.

"Positivhalaren" segue com uma abertura imponente de órgão, bateria e Mellotron, construindo uma atmosfera onde a flauta e as inspiradoras linhas de baixo se destacam. A melodia serena da flauta se desenvolve até culminar em um minuto final glorioso, repleto de notas bem encaixadas e de muita beleza. "Kakafonia", a terceira faixa, traz vocais melancólicos seguidos por uma linha de flauta e guitarra. A banda demonstra sua habilidade em alternar climas suaves com explosões instrumentais, com o Mellotron desempenhando um papel crucial. A atmosfera épica é reforçada por um coral que complementa os vocais sombrios, resultando em uma faixa de grande profundidade emocional.

A penúltima música, "Valkyria", é uma faixa instrumental de cerca de 10 minutos que começa com uma flauta doce e violão, criando um ambiente de serenidade. À medida que os outros instrumentos entram, o Mellotron assume o protagonismo, alternando entre seções calmas e explosivas. O piano é utilizado de forma sutil, e o final da música é marcado por uma cadência triste e contínua que a encerra com uma beleza melancólica. O álbum fecha com "Ulv I Farakläder", uma faixa que começa com uma guitarra mais alegre em comparação com o restante do álbum. A música cresce em intensidade, liderada pela flauta e o mellotron, e inclui uma orquestração de fundo que cria uma atmosfera quase sobrenatural. O final da faixa é apoteótico, encerrando o álbum de maneira grandiosa.

Cirkus é uma das grandes obras de rock progressivo a partir do seu "renascimento clássico" que aconteceu nos anos 90, distinguindo-se pela sua introspecção e singularidade. Embora difira de outros grandes álbuns suecos da mesma década, como Hybris do Änglagård e Vemod do Anekdoten, o álbum se estabelece como uma peça fundamental dentro do gênero, oferecendo uma experiência auditiva profunda e cativante.

========
========
========
========

The Swedish band Sinkadus, despite a long hiatus that left many fans doubtful about the group's future, resurfaced in 2015, rekindling the hopes of those who cherished their two albums released in the late '90s, hoping for some new material—something that, as of 2024, still hasn't happened. Among their two albums, Cirkus stands out as an incredible work of progressive rock. The band's journey began in the mid-'80s, with Fredrik Karlsson and Robert Sjoback playing in a classic rock cover band. Over time, they started to include progressive songs in their repertoire, and after the partial dissolution of the band in the early '90s, they returned with new members and a new musical direction.

Initially, playing two instruments was exhausting for Karlsson, leading to the addition of flutist Linda Johansson. The search for a vocalist was another challenge, which was eventually resolved with Rickard Biström and Linda Johansson herself taking on the vocals. After several lineup changes, including the addition of Lena Petterson on cello and Mats Svensson on drums, the band finally found stability to release their first work.

Cirkus, begins with "Jag, Änglamarks Bane", a track that mixes a sinister flute melody with a sonic explosion, highlighting the powerful organ and Mellotron, accompanied by a cadenced drumbeat, almost sounding like a funeral march. The intricate sound and angular lines of guitar and bass are reminiscent of the style of fellow Swedes Änglagård. The track alternates between calm moments and dramatic explosions, creating an intense and captivating atmosphere.

"Positivhalaren" follows with an imposing opening of organ, drums, and Mellotron, building an atmosphere where the flute and inspiring bass lines stand out. The serene flute melody develops until it culminates in a glorious final minute, full of well-placed notes and great beauty. "Kakafonia", the third track, brings melancholic vocals followed by a flute and guitar line. The band demonstrates their ability to alternate between soft moods and instrumental outbursts, with the Mellotron playing a crucial role. The epic atmosphere is reinforced by a choir that complements the somber vocals, resulting in a track of great emotional depth.

The penultimate song, "Valkyria", is an instrumental track of about 10 minutes that begins with a recorder and acoustic guitar, creating a serene environment. As the other instruments enter, the Mellotron takes center stage, alternating between calm and explosive sections. The piano is used subtly, and the end of the song is marked by a sad and continuous cadence that closes it with melancholic beauty. The album ends with "Ulv I Farakläder", a track that starts with a guitar that is more cheerful compared to the rest of the album. The music grows in intensity, led by the flute and Mellotron, and includes a background orchestration that creates an almost supernatural atmosphere. The track's finale is apocalyptic, ending the album in a grand manner.

Cirkus is one of the great works of progressive rock from its "classic revival" that took place in the '90s, distinguishing itself by its introspection and uniqueness. Although it differs from other major Swedish albums of the same decade, such as Hybris by Änglagård and Vemod by Anekdoten, the album establishes itself as a fundamental piece within the genre, offering a deep and captivating listening experience.

NOTA: 9/10

Tracks Listing:

1. Jag, Änglamarks Bane (13:47)
2. Positivhalaren (7:19)
3. Kakafonia (6:23)
4. Valkyria (10:03)
5. Ulv I Farakläder (9:56)

Ouça, "Kakafonia"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana