Big Big Train - English Electric Part Two (2013)


Quando ouvi pela primeira vez Electric Part One, fui tomado por uma sensação de êxtase diante de sua beleza. Entretanto, também surgiu em mim uma preocupação inevitável: será que a banda conseguiria manter o mesmo nível de excelência na continuação, mesmo que essa demorasse a ser lançada? Não precisei esperar nem mesmo um ano inteiro para que todas as minhas dúvidas fossem dissipadas. É impressionante pensar que ambas as partes podem ter sido compostas na mesma época, o que me deixou verdadeiramente espantado. Como uma banda conseguiu criar tanto material de qualidade absurdamente alta em um período tão curto? Nos anos 60 ou 70, isso não causaria tanto espanto, pois era comum ver bandas lançando discos sensacionais em sequência por quatro, cinco ou até seis anos. No entanto, no século XXI, esse é um feito bastante raro.

O álbum começa com a belíssima "East Coast Race", que considero não apenas o destaque deste disco, mas de toda a carreira da banda. A faixa é uma combinação perfeita de energia e beleza. Sua primeira metade exemplifica a sonoridade divertida e enérgica da banda, repleta de guitarra vibrante, bateria dinâmica e linhas de baixo sólidas. No entanto, mesmo em meio a esse "caos," a banda consegue criar melodias irresistíveis. Na segunda metade, eles revelam um lado mais sereno e atmosférico, com um trabalho de metais que prepara o terreno para uma conclusão dramática, ecoando o final de "Summoned By Bells," mas de maneira grandiosa e sinfônica. É um dos desfechos musicais mais arrepiantes de que tenho conhecimento.

"Swan Hunter" é mais uma balada encantadora, onde a instrumentação se entrelaça com os vocais emotivos de Longdon, gerando aquela sensação nostálgica que não se explica. Algo que a banda sabe representar muito bem em seu trabalho como um todo. Embora frequentemente associem a banda ao Genesis, nesta faixa consigo captar influências de Crosby, Stills e Nash, tanto na concepção quanto na execução. Quem sabe até seja uma sutil homenagem ao icônico trio. De qualquer forma, é uma composição muito bem construída.

"Worked Out" traz uma energia contagiante, com linhas vocais cativantes e um instrumental poderoso. A faixa transmite a sensação de que estamos ouvindo uma banda completamente à vontade, criando música que envolve a mente e nos prende pelas emoções. As guitarras se destacam, mas os teclados e a flauta também são perfeitamente encaixados, enriquecendo ainda mais a composição. "Leopards", a faixa mais curta do álbum, é praticamente um esforço solo de David Longdon, que além de cantar, tocou quase todos os instrumentos. Apesar de apresentar uma abordagem um pouco diferente, a música destaca-se pelos belos vocais e pelos trabalhos dramáticos de cordas. Melodicamente, pode não ser tão completa quanto as outras do disco, mas ainda assim é um registro atraente.

"Keeper of Abbeys" começa com uma linha otimista e possui um refrão alegre, mas por volta dos dois primeiros minutos, a música passa por uma mudança espetacular, onde harmonias vocais introduzem um novo tema. Contudo, o maior destaque é sem dúvida a seção instrumental. Não há outra palavra além de "perplexidade" para descrever minha reação. Considero o solo de violino de Rachel Hall o melhor desempenho de sua carreira, e como se não bastasse, é seguido por um solo de sitar igualmente sensacional. No álbum anterior, o piano não teve tanto destaque, mas aqui ele assume um papel muito mais presente. "The Permanent Way" é um excelente exemplo disso, com um trabalho de piano que se destaca desde a introdução até o desenvolvimento da música, trazendo consigo repetições de "Hedgerow" e "The First Rebreather", do disco anterior, conferindo ao ouvinte uma sensação conclusiva.

O álbum encerra com "Curator of Butterflies", uma faixa perfeitamente adequada para fechar o disco, deixando claro por que, apesar da sensação criada por "The Permanent Way", ela não foi escolhida para encerrar o trabalho. Dramática por natureza, "Curator of Butterflies" carrega algumas das melodias mais belas da banda, tanto instrumentais quanto vocais, que são incrivelmente atraentes. O piano, a flauta e as cordas estabelecem uma atmosfera dramática e sólida, culminando em uma conclusão aventureira para uma jornada musical fenomenal.

Por tudo o que foi dito até aqui, fica evidente que este é um álbum excelente do começo ao fim. Belo, nostálgico, melancólico e cheio de energia, English Electric Part Two e seu antecessor não podem ser deixados de fora de qualquer conversa sobre grandes discos do rock progressivo moderno.

========
========
========
========

When I first listened to Electric Part One, I was overwhelmed by its sheer beauty. However, an inevitable concern crept in: could the band maintain the same level of excellence in the follow-up, even if it took some time to release? Fortunately, I didn’t have to wait a full year for all my doubts to be dispelled. It’s truly remarkable to think that both parts might have been composed around the same time, which left me genuinely astonished. How could a band create such an abundance of incredibly high-quality material in such a short span? In the 60s or 70s, this wouldn’t be as surprising, as it was common for bands to release sensational albums in quick succession for four, five, or even six years. But in the 21st century, this is quite a rare feat.

The album opens with the beautiful "East Coast Race", which I consider not only the highlight of this album but of the band’s entire career. The track is a perfect blend of energy and beauty. Its first half showcases the band’s fun and energetic sound, full of vibrant guitar, dynamic drums, and solid bass lines. Yet, amidst this "chaos," the band manages to craft irresistible melodies. In the second half, they reveal a more serene and atmospheric side, with brass work setting the stage for a dramatic conclusion, echoing the ending of "Summoned By Bells" but in a grand and symphonic manner. It’s one of the most spine-tingling musical finales I know.

"Swan Hunter" is another enchanting ballad, where the instrumentation intertwines with Longdon’s emotive vocals, evoking that inexplicable nostalgic feeling. It’s something the band knows how to represent very well throughout their work. Although the band is often compared to Genesis, in this track, I can sense influences from Crosby, Stills, and Nash, both in conception and execution. Perhaps it’s even a subtle homage to the iconic trio. Either way, it’s a very well-constructed composition.

"Worked Out brings" a contagious energy, with catchy vocal lines and powerful instrumentation. The track gives the impression that we’re listening to a band completely at ease, creating music that engages the mind and captures emotions. The guitars stand out, but the keyboards and flute are also perfectly integrated, further enriching the composition. "Leopards", the shortest track on the album, is practically a solo effort by David Longdon, who not only sings but also played most of the instruments. Despite presenting a slightly different approach, the song stands out for its beautiful vocals and dramatic string work. Melodically, it might not be as complete as the others on the album, but it’s still an appealing piece.

"Keeper of Abbeys" begins with an upbeat line and has a cheerful chorus, but around the two-minute mark, the music undergoes a spectacular shift, where vocal harmonies introduce a new theme. However, the most notable aspect is undoubtedly the instrumental section. There’s no other word but "perplexing" to describe my reaction. I consider Rachel Hall’s violin solo the best performance of her career, and as if that wasn’t enough, it’s followed by an equally sensational sitar solo. In the previous album, the piano didn’t have as much prominence, but here it plays a much more significant role. "The Permanent Way" is an excellent example of this, with piano work that stands out from the introduction through the development of the song, bringing back themes from "Hedgerow" and "The First Rebreather" from the Iprevious album, giving the listener a sense of closure.

The album closes with "Curator of Butterflies", a perfectly fitting track to end the record, making it clear why, despite the feeling created by "The Permanent Way", it wasn’t chosen as the final track. Dramatic by nature, "Curator of Butterflies" carries some of the band’s most beautiful melodies, both instrumental and vocal, which are incredibly captivating. The piano, flute, and strings establish a dramatic and solid atmosphere, culminating in an adventurous conclusion to a phenomenal musical journey.

For all that has been said, it’s clear that this is an excellent album from start to finish. Beautiful, nostalgic, melancholic, and full of energy, English Electric Part Two and its predecessor cannot be left out of any conversation about great modern progressive rock albums.

NOTA: 10/10

Tracks Listing:

1. East Coast Racer (15:43)
2. Swan Hunter (6:20)
3. Worked Out (7:30)
4. Leopards (3:54)
5. Keeper of Abbeys (6:58)
6. The Permanent Way (8:29)
7. Curator of Butterflies (8:44)

Ouça, "East Coast Racer"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana