Camel – Rajaz (1999)


Após uma década de 70 que foi amplamente reconhecida por sua criatividade e inovação, o final dessa era e os anos 80 trouxeram uma mudança que dividiu muitos fãs do Camel. A banda, que antes era aclamada por suas raízes progressivas, passou a explorar sonoridades que fugiam de suas origens, culminando em álbuns como The Single Factor e Stationary Traveller. Para alguns, essa nova direção era intrigante, enquanto para outros, o encanto inicial havia se perdido. Contudo, como diz o velho ditado, "depois da tempestade vem a bonança." E foi exatamente isso que aconteceu nos anos 90, quando a banda, após um hiato de sete anos, retornou com um som que rememorava suas raízes progressivas, as quais pareciam estar, senão esquecidas, pelo menos subutilizadas em seus trabalhos anteriores.

Esse "retorno às origens" culminou em três álbuns notáveis durante a década de 90, com Rajaz representando, na opinião deste que vos escreve, o ápice da criatividade da banda naquele período. Alguns fãs inclusive o consideram o melhor trabalho desde a lendária trinca composta por Mirage, The Snow Goose e Moonmadness. Rajaz é um álbum conceitual, e o próprio encarte define seu conceito de forma poética: "A música dos poetas conduzia antigamente as caravanas através de grandes desertos. Cantada ao ritmo dos passos dos camelos, despertava os cansados viajantes para seu único objetivo... o fim da jornada. Esta poesia é chamada 'Rajaz'. Ao ritmo do camelo." O tema central do álbum é a solidão e os mistérios do deserto, e é notável como a banda conseguiu criar uma sonoridade que dialoga de maneira precisa com essa temática, transportando o ouvinte para o coração do deserto.

O álbum abre com a instrumental “Three Wishes”, que inicia de forma reminiscente à “Shine On You Crazy Diamond” do Pink Floyd, porém, com um tom um pouco mais sombrio. A música logo sofre uma mudança de andamento, transformando-se em um excelente começo de jornada para o álbum. As guitarras e teclados são tocados de maneira sólida, com mudanças de humor que mantêm a peça interessante do início ao fim.

“Lost and Found” continua a jornada, misturando passagens instrumentais suaves com momentos mais intensos, onde os sintetizadores, influenciados pela música oriental, e uma linha de baixo marcante se destacam. A guitarra de Andy Latimer brilha especialmente no final da faixa, desacelerando o clima de forma magistral. Os vocais de Latimer, embora suaves e de timbre baixo, se encaixam bem com a atmosfera do álbum, adicionando uma carga emocional significativa à faixa. “The Final Encore” segue com forte influência da música oriental, mas, diferentemente das faixas anteriores, seu ritmo lento e as teclas com uma sonoridade um tanto oitentista tornam a experiência um pouco menos cativante. Aqui o vocal se encontra mais melódico do que o habitual, soa excessivamente suave, quase como se estivesse em transe. Embora a faixa não seja ruim, alguns elementos poderiam ter sido melhor trabalhados para manter o alto nível das canções anteriores.

A faixa título, "Rajaz", é um dos momentos mais melódicos e emocionais do álbum. A execução é carregada de sentimento, com a guitarra e os vocais de perfeitamente alinhados com a temática do deserto. O solo de guitarra que encerra a faixa é belo e relaxante, “Shout” é talvez a canção que menos me chama a atenção. Embora não seja ruim, sua simplicidade e o uso desnecessário do moog a fazem se distanciar das atmosferas construídas nas outras músicas. Em um álbum conceitual, essa falta de coesão pode ser vista como um ponto negativo.

Em “Straight To The Heart”, certas passagens de guitarra podem remeter o ouvinte à faixa “Rajaz”, mas a semelhança é mais ilusória do que real. O uso da slide guitar é executado com maestria, enquanto teclado, baixo e bateria constroem uma cama melódica onde a guitarra e a voz dese deitam confortavelmente, resultando em um dos momentos mais bonitos do álbum, coroado por um belíssimo solo de guitarra no fima..

A penúltima faixa, “Sahara”, é um dos ápices da jornada. Aqui, a banda atinge o máximo de sua habilidade em conjugar sonoridade e temática, criando uma atmosfera que realmente transporta o ouvinte para o deserto. A guitarra jazzy, acompanhada por um solo fascinante, a seção rítmica destacada, além do belo trabalho de teclas, tudo está em perfeita ordem. A influência oriental é novamente evidente, mas bem equilibrada. Apesar de todos os músicos terem feito um excelente trabalho, é inegável que a guitarra de Latimer rouba a cena.

A última faixa, “Lawrence”, fecha o álbum com um solo de guitarra muito lindo, mas, tirando isso, a música não oferece tanto atrativo. A faixa poderia ser mais curta, já que se arrasta um pouco sem necessidade. Embora não tenha um conclusão forte, Rajaz encerra de maneira digna uma jornada sonora que é, em grande parte, memorável.

Mesmo que Rajaz tenha influências distintas daquelas utilizadas nos anos 70, as raízes progressivas da banda estão em plena evidência, mostrando um trabalho criativo, inspirado e que captura o Camel em sua melhor forma no período pós-setentista.

========
========
========
========

After a highly creative and innovative 1970s, the end of that era and the 1980s brought a shift that divided many Camel fans. The band, once acclaimed for its progressive roots, began exploring sounds that strayed from its origins, culminating in albums like The Single Factor and Stationary Traveller. For some, this new direction was intriguing, while for others, the initial charm had been lost. However, as the old saying goes, "after the storm comes the calm." And that’s precisely what happened in the 1990s when the band, after a seven-year hiatus, returned with a sound that harked back to their progressive roots, which seemed to have been, if not forgotten, at least underutilized in their previous works.

This "return to the roots" culminated in three notable albums during the 1990s, with Rajaz representing, in my opinion, the peak of the band's creativity during that period. Some fans even consider it their best work since the legendary trio of Mirage, The Snow Goose, and Moonmadness. Rajaz is a concept album, and the booklet poetically defines its concept: "The music of the poets once guided the caravans through vast deserts. Sung to the rhythm of the camel's steps, it awakened tired travelers to their one goal... the end of the journey. This poetry is called 'Rajaz'. To the rhythm of the camel." The album's central theme is the solitude and mysteries of the desert, and it’s remarkable how the band managed to create a sound that accurately reflects this theme, transporting the listener to the heart of the desert.

The album opens with the instrumental "Three Wishes," which begins in a manner reminiscent of Pink Floyd's "Shine On You Crazy Diamond," but with a slightly darker tone. The music soon changes pace, making it an excellent start to the album's journey. The guitars and keyboards are played solidly, with mood changes that keep the piece engaging from start to finish.

“Lost and Found” continues the journey, blending smooth instrumental passages with more intense moments, where the Eastern-influenced synthesizers and a prominent bass line stand out. Andy Latimer’s guitar especially shines towards the end of the track, slowing the mood down masterfully. Latimer’s vocals, although soft and low-toned, fit well with the album’s atmosphere, adding significant emotional weight to the track. “The Final Encore” follows with a strong Eastern influence, but unlike the previous tracks, its slow pace and somewhat eighties-sounding keys make the experience a bit less captivating. Here, the vocals are more melodic than usual, sounding excessively smooth, almost trance-like. Although the track isn’t bad, some elements could have been better worked to maintain the high level of the previous songs.

The title track, "Rajaz," is one of the album's most melodic and emotional moments. The performance is full of feeling, with the guitar and vocals perfectly aligned with the desert theme. The closing guitar solo is beautiful and relaxing. “Shout” is perhaps the track that captures my attention the least. While not bad, its simplicity and the unnecessary use of the Moog make it stand out from the atmospheres created in the other songs. In a concept album, this lack of cohesion can be seen as a negative point.

In “Straight To The Heart,” certain guitar passages may remind the listener of the track “Rajaz,” but the resemblance is more illusory than real. The use of slide guitar is masterfully executed, while the keyboard, bass, and drums build a melodic bed where the guitar and vocals comfortably lie, resulting in one of the album's most beautiful moments, crowned by a gorgeous guitar solo at the end.

The penultimate track, “Sahara,” is one of the journey's highlights. Here, the band reaches the peak of its ability to blend sound and theme, creating an atmosphere that truly transports the listener to the desert. The jazzy guitar, accompanied by a fascinating solo, the prominent rhythm section, and the beautiful keyboard work are all in perfect order. The Eastern influence is again evident but well-balanced. Although all the musicians did an excellent job, it’s undeniable that Latimer’s guitar steals the show.

The final track, “Lawrence,” closes the album with a very beautiful guitar solo, but apart from that, the song doesn’t offer much appeal. The track could have been shorter, as it drags on a bit unnecessarily. Although it doesn’t have a strong conclusion, Rajaz ends with dignity, marking a largely memorable sonic journey.

Even though Rajaz has influences distinct from those used in the 1970s, the band's progressive roots are fully evident, showcasing creative, inspired work that captures Camel at its best in the post-seventies period.

NOTA: 8.5/10

Tracks Listing:

1. Three Wishes (6:58)
2. Lost And Found (5:38)
3. The Final Encore (8:07)
4. Rajaz (8:15)
5. Shout (5:15)
6. Straight To My Heart (6:23)
7. Sahara (6:44)
8. Lawrence (10:46)

Ouça, "Rajaz"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana