Mahavishnu Orchestra - Visions Of The Emerald Beyond (1975)


Muitos descrevem a formação original da Mahavishnu Orchestra como algo próximo à perfeição, enquanto outros acreditam que, após a saída de Jerry Goodman, Billy Cobham e Jan Hammer, a banda jamais voltaria a brilhar da mesma forma. Embora eu respeite essas opiniões, discordo respeitosamente delas. Visions of the Emerald Beyond pode ser diferente, mas é um disco de música de qualidade elevadíssima e que se destaca em seu próprio mérito.

Não há dúvidas de que Jerry Goodman é um violinista brilhante, mas a adição de Jean-Luc Ponty trouxe algo essencial para a banda. Com sua formação clássica e estilo melódico, Ponty preencheu uma lacuna que a Mahavishnu Orchestra precisava preencher. A banda deixou de ser meramente uma formação de jazz que incorporava outros gêneros, para se tornar uma verdadeira banda de rock progressivo, que mistura jazz, rock e até música clássica de maneira delicada e menos frenética do que em trabalhos anteriores. Ainda assim, o som manteve sua coerência característica.

É verdade que a banda "sacrificou" um pouco do espírito jazzístico, mas o preço pago foi justo, pois o resultado foi uma banda mais estruturada, sólida e melódica. A nova sonoridade é mais acessível, especialmente para aqueles que admiram o fusion, mas não são aficionados pelo gênero. A música flui de forma mais prazerosa e compreensível. E se nos primeiros registros as habilidades técnicas dos músicos eram o que mais impressionava, aqui é a música em si que captura a atenção. A beleza mística criada pela fusão entre jazz, rock e clássico soa mais próxima do sinfônico.

 "Eternity's Breath Part I and II" abre o disco com uma fusão poderosa entre a guitarra de John McLaughlin e o violino de Ponty, cada músico tocando em seu próprio estilo, mas encontrando um ponto de convergência que resulta em uma cadência sutil e estruturada. O resultado é simplesmente fantástico, com a adição de vocais misteriosos que aumentam a intensidade. "Can't Stand Your Funk" é uma canção deliciosa, onde o elemento funk introduz um território até então inexplorado pela banda. Apesar dessa novidade, eles não abandonam suas raízes. A participação brilhante de Michael Walden pode até fazer os fãs mais antigos sentirem saudade de Cobham, mas de forma alguma deixa uma lacuna na qualidade.

"Pastoral" confirma que estamos diante de uma banda diferente. Ponty executa um solo de tirar o fôlego, onde os elementos do clássico e do jazz se combinam como se sempre estivessem destinados a se fundir em algum momento. A musicalidade e a forte melodia se tornaram a marca registrada dessa fase da banda. "Faith" é uma daquelas faixas curtas que nos fazem desejar que tivessem sido estendidas a um épico. Mesmo quando a banda adiciona tudo o que tem em seu repertório, a música permanece completamente estruturada e coerente, sem excessos. "Earth Ship" traz uma melodia incrivelmente bela, com Ponty adicionando seu violino experimental e cânticos que lembram o estilo místico do Magma, contribuindo para a atmosfera transcendente do álbum.

Embora dessa vez eu tenha destacado apenas algumas faixas, não se engane: todas as músicas possuem seus méritos. Visions of the Emerald Beyond é uma obra de muito valor. Um disco onde o conjunto de sentimentos misturados com a improvisação é surpreendente e edificante.

========
========
========
========

Many describe the original lineup of the Mahavishnu Orchestra as close to perfection, while others believe that after the departure of Jerry Goodman, Billy Cobham, and Jan Hammer, the band could never shine the same way again. While I respect these opinions, I respectfully disagree. Visions of the Emerald Beyond may be different, but it is a high-quality album that stands out on its own merit.

There is no doubt that Jerry Goodman is a brilliant violinist, but the addition of Jean-Luc Ponty brought something essential to the band. With his classical training and melodic style, Ponty filled a gap that the Mahavishnu Orchestra needed to address. The band evolved from being merely a jazz outfit incorporating other genres to becoming a true progressive rock band, blending jazz, rock, and even classical music in a more delicate and less frenetic manner than in previous works. Nevertheless, the sound retained its characteristic coherence.

It is true that the band "sacrificed" some of its jazz spirit, but the price paid was fair, as the result was a more structured, solid, and melodic band. The new sound is more accessible, especially for those who appreciate fusion but are not aficionados of the genre. The music flows more pleasantly and understandably. While the technical skills of the musicians were what impressed the most in the early recordings, here it is the music itself that captures the attention. The mystical beauty created by the fusion of jazz, rock, and classical elements sounds closer to the symphonic.

"Eternity's Breath Part I and II" opens the album with a powerful fusion of John McLaughlin's guitar and Ponty's violin, each musician playing in their own style but finding a point of convergence that results in a subtle and structured cadence. The result is simply fantastic, with the addition of mysterious vocals that increase the intensity. "Can't Stand Your Funk" is a delightful track where the funk element introduces a previously unexplored territory for the band. Despite this novelty, they do not abandon their roots. Michael Walden's brilliant performance might even make long-time fans miss Cobham, but it does not leave a gap in quality.

"Pastoral" confirms that we are facing a different band. Ponty delivers a breathtaking solo where classical and jazz elements combine as if they were always destined to merge at some point. The musicianship and strong melody have become the hallmark of this phase of the band. "Faith" is one of those short tracks that makes us wish it had been extended into an epic. Even when the band adds everything in its repertoire, the music remains completely structured and coherent, without excess. "Earth Ship" brings an incredibly beautiful melody, with Ponty adding his experimental violin and chants reminiscent of Magma’s mystical style, contributing to the album’s transcendent atmosphere.

Although I have highlighted only a few tracks this time, don’t be mistaken: all the songs have their merits. Visions of the Emerald Beyond is a work of great value. An album where the blend of emotions mixed with improvisation is both surprising and uplifting.

NOTA: 8/10

Tracks Listing:

1. Eternity's Breath Part 1 (3:10)
2. Eternity's Breath Part 2 (4:48)
3. Lila's Dance (5:34)
4. Can't Stand Your Funk (2:09)
5. Pastoral (3:41)
6. Faith (2:00)
7. Cosmic Strut (3:28)
8. If I Could See (1:18)
9. Be Happy (3:31)
10. Earth Ship (3:42)
11. Pegasus (1:48)
12. Opus 1 (0:15)
13. On the Way Home to Earth (4:34)

Ouça, "Eternity's Breath Part 2"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana