Genesis - Nursery Cryme (1971)

O Nursery Cryme marca um ponto crucial na história do Genesis, não apenas pela qualidade musical, mas também pelas significativas mudanças na formação da banda. As substituições ocorridas não foram simples; houve uma necessidade de adaptação por parte dos membros remanescentes, o que resultou em uma obra-prima do rock progressivo.

John Mayhew, o baterista anterior, já demonstrava limitações técnicas que não correspondiam à crescente complexidade do som do Genesis. Embora na época sua saída tenha sido atribuída a problemas de saúde, essa justificativa parece superficial, uma vez que sua contribuição estava aquém do esperado. Em contraste, a saída de Anthony Phillips causou maior preocupação, não só por ser membro fundador, mas também por seu profundo vínculo de amizade com os outros membros desde a época da escola. Phillips, que trazia um virtuosismo e criatividade inigualáveis à guitarra, revelou posteriormente que a frustração e o desgaste o levaram a deixar a banda, um motivo difícil de assimilar, dado o impacto que ele tinha no som do grupo.

Diante dessas perdas, a banda se viu na necessidade de buscar substitutos à altura. A busca pelo baterista levou à escolha de Phil Collins, um jovem promissor vindo da banda Flaming Youth, que rapidamente se destacou entre os cerca de cinquenta candidatos. Collins não só trouxe precisão rítmica e habilidade percussiva, como também um vocal melodioso que, com o tempo, se tornaria parte essencial no som do grupo.

A procura por um novo guitarrista foi mais desafiadora. Após uma breve experiência com Mike Bernard, que não se encaixou no grupo, os membros encontraram Steve Hackett, que respondeu a um anúncio musical descrevendo sua busca por uma banda que correspondesse aos seus "instintos". Hackett, com seu talento multifacetado que abarcava desde o clássico ao folk, trouxe uma nova dimensão ao som do Genesis, colaborando para a criação de um estilo único que combinava o erudito com o progressivo.

Musicalmente, Nursery Cryme marca a consolidação da presença do Genesis no cenário europeu, especialmente na Itália, onde o álbum alcançou o topo das paradas musicais. Curiosamente, enquanto a banda ganhava reconhecimento fora, a Inglaterra, seu país de origem, ainda observava seu sucesso com certa cautela.

A abertura do álbum, "The Musical Box", não só ilustra a capa como também se tornou uma das maiores obras-primas da história do rock progressivo. A narrativa sombria de Cynthia Blaise-William, que aos nove anos mata Henry Hamilton-Smythe, de oito, com uma martelada, é envolta em uma atmosfera perturbadora. A música evolui de um início suave com guitarra acústica e flauta para uma crescente intensidade instrumental, culminando em uma das mais memoráveis interpretações de Peter Gabriel: "Por que você não me toca? Toque-me, toque-me, TOQUE-ME. Agora! Agora! Agora! Agora! AGORA!”. A forma como uma temática tão delicada como o abuso sexual é abordada de maneira artística e musicalmente rica é impressionante.

"For Absent Friends", a faixa mais curta do álbum, destaca-se pela simplicidade e beleza, sendo a primeira canção com Phil Collins nos vocais principais. A sonoridade acústica e edificante cria uma atmosfera de tranquilidade, quase como um passeio pelo campo. "The Return of the Giant Hogweed" apresenta uma narrativa quase lúdica sobre uma planta invasiva que ameaça a humanidade. Apesar do conceito aparentemente bobo, a música é uma demonstração brilhante do talento instrumental do Genesis, com destaque para o uso pioneiro da técnica de "tapping" por Steve Hackett e a intensidade melódica que se tornou marca registrada da banda.

"Seven Stones" pode não impressionar à primeira audição, mas com o tempo revela-se uma das faixas mais subestimadas do álbum. A melodia vocal de Peter Gabriel, combinada com progressões harmônicas emotivas, cria uma peça de beleza hipnótica, enquanto a introdução de Mellotron adiciona um toque místico à composição. "Harold the Barrel" oferece uma mudança de tom com sua sonoridade quase teatral e influenciada pelo estilo Broadway, digamos assim, com um piano honky-tonk e uma narrativa sombria sobre suicídio. O contraste entre a música animada e a letra trágica evidencia a habilidade de Gabriel em criar camadas emocionais complexas.

"Harlequin", com sua sonoridade etérea e letras oníricas, é uma das faixas mais tranquilas do álbum. A harmonia entre os vocais de Gabriel e Collins transporta o ouvinte para um mundo de calma e serenidade. O álbum encerra com "Fountain of Salmacis", uma das composições mais complexas da banda e que é inspirada na mitologia grega. A história de Salmacis e Hermafrodito é contada através de arranjos sinfônicos elaborados, onde o Mellotron, o baixo pulsante, a guitarra e a bateria hiperativa criam uma atmosfera grandiosa e dramática. A teatralidade de Gabriel brilha mais uma vez, encerrando o álbum com uma performance inesquecível.

Nursery Cryme é sem dúvida um dos álbuns mais importantes da história do rock progressivo. Sua sonoridade poderosa e evocativa permite que as músicas sejam não apenas ouvidas, mas "assistidas", enquanto as letras equilibram fantasia e realidade de forma magistral. A estreia dessa nova formação do grupo provou ser um sucesso absoluto, resultando em uma disco que resistiu ao teste do tempo e continua a influenciar gerações de músicos.

========
========
========
========

Nursery Cryme marks a crucial point in Genesis's history, not only due to its musical quality but also because of significant changes in the band's lineup. The replacements were not straightforward; there was a need for adaptation by the remaining members, resulting in a progressive rock masterpiece.

John Mayhew, the previous drummer, had already shown technical limitations that did not match Genesis's growing complexity. Although his departure was attributed to health issues at the time, this explanation seems superficial, given that his contribution was below expectations. In contrast, Anthony Phillips's departure caused greater concern, not only because he was a founding member but also due to his deep friendship with the other members since school days. Phillips, who brought unparalleled virtuosity and creativity to the guitar, later revealed that frustration and weariness led him to leave the band, a reason difficult to assimilate given his impact on the group's sound.

In light of these losses, the band needed to find worthy replacements. The search for a drummer led to the choice of Phil Collins, a promising young talent from the band Flaming Youth, who quickly stood out among the fifty or so candidates. Collins not only brought rhythmic precision and percussive skill but also a melodious voice that would become an essential part of the band's sound over time.

Finding a new guitarist was more challenging. After a brief stint with Mike Bernard, who did not fit with the group, the members discovered Steve Hackett, who responded to a musical advertisement describing his search for a band that matched his "instincts." Hackett, with his versatile talent spanning classical to folk, brought a new dimension to Genesis's sound, contributing to the creation of a unique style that combined the erudite with the progressive.

Musically, Nursery Cryme marks the consolidation of Genesis's presence in the European scene, especially in Italy, where the album topped the charts. Curiously, while the band gained recognition abroad, England, their home country, still viewed their success with some caution.

The album opens with "The Musical Box," which not only illustrates the cover but also became one of the greatest masterpieces in progressive rock history. The dark narrative of Cynthia Blaise-William, who at nine years old kills Henry Hamilton-Smythe, eight, with a hammer, is shrouded in a disturbing atmosphere. The song evolves from a gentle start with acoustic guitar and flute to a crescendo of instrumental intensity, culminating in one of Peter Gabriel's most memorable performances: "Why don't you touch me? Touch me, touch me, TOUCH ME. Now! Now! Now! Now! NOW!” The way such a delicate theme as sexual abuse is addressed artistically and musically rich is impressive.

"For Absent Friends," the shortest track on the album, stands out for its simplicity and beauty, being the first song with Phil Collins on lead vocals. The acoustic and uplifting sound creates a tranquil atmosphere, almost like a walk in the countryside. "The Return of the Giant Hogweed" presents an almost playful narrative about an invasive plant threatening humanity. Despite the seemingly silly concept, the song is a brilliant demonstration of Genesis's instrumental talent, featuring Steve Hackett’s pioneering use of the "tapping" technique and the melodic intensity that became the band’s trademark.

"Seven Stones" may not impress on first listen, but over time it reveals itself as one of the album’s most underrated tracks. Peter Gabriel’s vocal melody, combined with emotive harmonic progressions, creates a piece of hypnotic beauty, while the Mellotron introduction adds a mystical touch to the composition. "Harold the Barrel" offers a change of tone with its almost theatrical sound and Broadway-influenced style, featuring honky-tonk piano and a dark narrative about suicide. The contrast between the lively music and the tragic lyrics highlights Gabriel’s skill in creating complex emotional layers.

"Harlequin," with its ethereal sound and dreamlike lyrics, is one of the album's most tranquil tracks. The harmony between Gabriel’s and Collins’s vocals transports the listener to a world of calm and serenity. The album closes with "Fountain of Salmacis," one of the band's most complex compositions, inspired by Greek mythology. The story of Salmacis and Hermaphroditus is told through elaborate symphonic arrangements, where the Mellotron, pulsating bass, and hyperactive drumming create a grand and dramatic atmosphere. Gabriel’s theatricality shines once more, ending the album with an unforgettable performance.

Nursery Cryme is undoubtedly one of the most important albums in progressive rock history. Its powerful and evocative sound allows the songs to be not only heard but "watched," while the lyrics balance fantasy and reality masterfully. The debut of this new formation of the band proved to be an absolute success, resulting in an album that has stood the test of time and continues to influence generations of musicians.

NOTA: 10/10

Tracks Listing:

1. The Musical Box (10:24)
2. For Absent Friends (1:44)
3. The Return of the Giant Hogweed (8:10)
4. Seven Stones (5:10)
5. Harold the Barrel (2:55)
6. Harlequin (2:52)
7. The Fountain of Salmacis (7:54)

Ouça, "The Return of the Giant Hogweed"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana