Genesis - Selling England by the Pound (1973)


Em 1973, o Genesis estava em uma sequência de três discos de qualidade elevadíssima. Será que eles conseguiriam se manter em alto nível a ponto de lançar outra obra-prima apenas um ano depois? Não preciso responder, basta ouvir a beleza que é Selling England By The Pound para ter a certeza de que sim. A banda criou o que considero um mundo fictício em termos sonoros, povoado por vinhetas musicais que variam entre épicas e intimistas, soando como uma música de campo. O álbum traz uma sonoridade mais amena por parte de todos os instrumentos: teclados suaves e sutis com uma presença maior de piano, guitarras menos agressivas e mais românticas, uma bateria sempre bem encaixada que se cadencia moderadamente, dando ao álbum uma tendência branda. O baixo é limpo e com ótimas linhas, ainda que menos aparente que em trabalhos anteriores. Quanto ao vocal de Peter Gabriel, ele é sempre marcante e nunca maçante, carregando uma pesada carga de sentimentos.

O disco começa com a faixa “Dancing With The Moonlit Knight”, que fala sobre a decadência da Inglaterra. “Você pode me dizer onde está o meu país?”, pergunta Peter Gabriel. Uma bela guitarra e um piano apaixonado começam a dar as primeiras roupagens à canção. Então, Steve Hackett inicia o tema de guitarra recorrente, carregando mais adrenalina. As vozes sintetizadas, a bateria e os riffs de guitarra elétrica, bastante rápidos, são perfeitos. A faixa surpreende em determinado momento com a mudança de tempo dos teclados e novas melodias, montando um rock progressivo de excelência. Peter Gabriel canta como se estivesse falando com duas pessoas diferentes e lhes dando instruções, mostrando por que pode ser considerado um mestre na mudança de tom enquanto canta. Os riffs repetidos, tanto da guitarra quanto do teclado, tornam a peça fantástica aos olhos de qualquer amante de rock progressivo. A faixa termina com o mesmo humor melancólico que começou, em um clima onírico e pastoral.

“I Know What I Like (In Your Wardrobe)” é uma música mais curta e menos séria, baseada na capa do álbum, com o cortador de grama e todas as pessoas correndo para o campo. A música é cantada do ponto de vista de um cortador de grama, e as letras são bastante enigmáticas. Gosto da maneira como o álbum é apresentado, com faixas mais curtas em meio a peças mais longas. Musicalmente, é bastante simples, mas não deixa de ter trabalhos interessantes, principalmente de flauta, bateria e baixo, além dos vocais teatrais.

“Firth Of Fifth” é um dos clássicos absolutos da história do rock progressivo. O piano inicia a faixa de forma lindíssima. Os vocais, guitarra e bateria entram repentinamente, seguindo a progressão do piano, mas fazem com que a música se mova de forma mais animada. Tudo é muito simpático e feliz, até que piano e flauta fazem um dueto, criando uma atmosfera mais melancólica e deprimente. Por quase dez minutos, somos transportados para um mundo fantástico, alternando entre os vocais magníficos de Peter Gabriel, o virtuosismo do teclado de Tony Banks e a guitarra de Steve Hackett, que talvez execute aqui o seu solo mais emblemático da carreira. “Firth Of Fifth” flui de forma boa e má humorada, como "um rio de mudança constante", como diz Peter Gabriel em sua última frase na música.

“More Fool Me” é considerada por muitos uma mancha negra no álbum se comparada com tudo o que ele oferece nas demais peças. Cantada por Phil Collins, aqui não se trata de rock progressivo, mas de uma música pop acústica de sonoridade suave. Phil Collins canta sobre sua namorada que parece tê-lo abandonado. Ao contrário de muitas pessoas, eu não a desconsidero e a acho uma canção de amor muito bonita, que funciona bem como um descanso entre as duas músicas épicas que a cercam.

“The Battle of Epping Forest” é uma canção muito intrincada, cheia de emoções e baseada em uma crônica sobre batalhas de gangues que brigavam constantemente em Londres. A princípio, remete a uma marcha militar sob rufos de tambores; então, após ir silenciando, a canção começa. A quantidade de mudanças no tempo faz a alegria dos mais exigentes fãs de rock progressivo. É interessante prestar atenção na letra para perceber como eles criam uma imagem clara do que está acontecendo. Nesse aspecto, o maior crédito vai para Peter Gabriel e suas fantásticas características interpretativas. Hackett, com sua guitarra, tem um bom momento quando Gabriel fala sobre o encontro de um padre com uma stripper, entregando uma linha de apoio fascinante e misteriosa. É uma faixa complexa, de vocal difícil, ótimos teclados, guitarras elegantes e mais enérgicas, como no solo final, com linhas discretas de baixo, mas bem executadas, e excelentes frases de bateria.

“After The Ordeal” é novamente um ponto de descanso entre duas faixas épicas. Um trabalho instrumental de beleza incrível, que mantém rica a atmosfera do álbum em uma variante de melodias sublimes. Steve Hackett é o destaque, deliciando o ouvinte com exímia instrumentação acústica e elétrica. Enganadoramente simples, é extremamente gratificante.

Talvez tirando “The Musical Box”, “Cinema Show” seja a música mais emocional que Peter Gabriel escreveu no Genesis. Tem sintetizadores maravilhosamente bem feitos e melodias de guitarra cativantes, juntamente com uma das melhores interpretações vocais de Gabriel. Por volta de três minutos, uma sonoridade onírica e belíssima se estende até o retorno vocal e instrumental. A parte final é a mais progressiva, com destaque para os teclados de Tony Banks. É um momento que necessita de plena atenção e respeito para que o ouvinte entre de fato na ideia da banda, a ponto de se sentir deslocado para uma espécie de outra dimensão. "Aisle of Plenty", que vem em seguida, é uma faixa curta de menos de dois minutos, mas muito bonita, que é apenas a continuação de "Cinema Show".

Selling England by the Pound é um disco de beleza rara, sensibilidade musical ímpar, do tipo que assombra a Terra apenas uma vez a cada muitos anos. É uma das bíblias sagradas do rock progressivo. Tony Banks esteve excepcional, sendo definitivamente seu melhor trabalho com a banda, ora sutil, ora mostrando grande habilidade nas teclas. Steve Hackett foi excelente na criação de atmosferas com a assinatura Genesis que só ele seria e é capaz de fazer. Ele já havia apresentado um grande desempenho nos dois discos anteriores, mas aqui, além de se destacar individualmente, trabalhou bastante em prol da banda. Os vocais de Peter Gabriel brilham, sendo que a produção de sua voz nunca esteve tão boa, com belas performances teatrais, emotivas e únicas que o fazem ser considerado dono de uma das vozes mais marcantes da história do rock progressivo, influenciando inúmeras bandas nas décadas seguintes. Mike Rutherford não ocupa o mesmo espaço dos álbuns anteriores, talvez até mesmo por conta do destaque dos teclados de Banks, mas trabalhou com linhas sólidas, criativas e eficazes sempre que acionado. Phil Collins na bateria é impressionante, não necessariamente espetacular, mas muito meticuloso com linhas e movimentos que edificam sempre as músicas do disco.

A produção deste álbum é melhor do que qualquer uma dos anteriores. É magistral e mostra uma banda em seu pico criativo. Capaz de enfeitiçar o ouvinte através de passagens instrumentais que entram na alma e trazem lágrimas aos olhos. Um disco que nasceu, se tornou e será eternamente um dos maiores clássicos da história do rock progressivo. Selling England by the Pound, mais do que merecer uma resenha, merece uma declaração de amor.

========
========
========
========

In 1973, Genesis was on a streak of three exceptionally high-quality albums. Could they maintain such a high level to release another masterpiece just a year later? There's no need to answer that—just listen to the beauty that is Selling England by the Pound to be sure of it. The band created what I consider a fictional world in sonic terms, populated by musical vignettes ranging from epic to intimate, sounding like field music. The album presents a softer tone from all the instruments: subtle, smooth keyboards with a greater presence of piano, less aggressive and more romantic guitars, a well-fitted drumbeat with a moderate cadence, giving the album a gentle tendency. The bass is clean with great lines, though less prominent than in previous works. As for Peter Gabriel's vocals, they are always striking and never tiresome, carrying a heavy load of emotion.

The album starts with the track “Dancing With The Moonlit Knight”, which talks about the decline of England. “Can you tell me where my country lies?” Peter Gabriel asks. A beautiful guitar and a passionate piano begin to shape the song. Then, Steve Hackett introduces the recurring guitar theme, adding more adrenaline. The synthesized voices, drums, and very fast electric guitar riffs are perfect. The track surprises at one point with a change in keyboard tempo and new melodies, assembling an excellent progressive rock piece. Peter Gabriel sings as if he were speaking to two different people, giving them instructions, showing why he can be considered a master at changing tone while singing. The repeated riffs, both from guitar and keyboard, make the piece fantastic in the eyes of any progressive rock lover. The track ends with the same melancholic mood it started with, in a dreamy and pastoral atmosphere.

“I Know What I Like (In Your Wardrobe)” is a shorter, less serious song based on the album cover, featuring the lawnmower and all the people running into the field. The song is sung from the perspective of a lawnmower, and the lyrics are quite enigmatic. I like how the album is presented, with shorter tracks amid longer pieces. Musically, it’s quite simple, but still features interesting work, particularly from the flute, drums, and bass, as well as theatrical vocals.

“Firth Of Fifth” is one of the absolute classics in the history of progressive rock. The piano starts the track beautifully. Vocals, guitar, and drums suddenly enter, following the piano progression, but making the music move more lively. Everything is very charming and happy until piano and flute create a duet, generating a more melancholic and depressing atmosphere. For almost ten minutes, we are transported to a fantastic world, alternating between Peter Gabriel's magnificent vocals, Tony Banks's keyboard virtuosity, and Steve Hackett's guitar, which perhaps delivers his most emblematic solo of his career here. “Firth Of Fifth” flows both well and badly tempered, like “a river of constant change,” as Peter Gabriel says in his final line in the song.

“More Fool Me” is considered by many a blemish on the album compared to the other pieces. Sung by Phil Collins, it is not progressive rock but rather a smooth acoustic pop song. Phil Collins sings about his girlfriend who seems to have left him. Unlike many people, I don’t dismiss it and find it a very beautiful love song, which works well as a break between the two epic songs surrounding it.

“The Battle of Epping Forest” is a very intricate song, full of emotions and based on a chronicle of gang battles that constantly fought in London. At first, it resembles a military march with drum rolls; then, after fading out, the song begins. The amount of time changes delights the most demanding progressive rock fans. It’s interesting to pay attention to the lyrics to see how they create a clear picture of what is happening. In this regard, the greatest credit goes to Peter Gabriel and his fantastic interpretive qualities. Hackett, with his guitar, has a good moment when Gabriel talks about a priest meeting a stripper, delivering a fascinating and mysterious supporting line. It’s a complex track with difficult vocals, great keyboards, elegant and more energetic guitars, like in the final solo, with discrete yet well-executed bass lines, and excellent drum phrases.

“After The Ordeal” is again a point of rest between two epic tracks. An instrumental work of incredible beauty, maintaining the rich atmosphere of the album with a variant of sublime melodies. Steve Hackett stands out, delighting the listener with excellent acoustic and electric instrumentation. Deceptively simple, it is extremely rewarding.

Perhaps excluding “The Musical Box”, “Cinema Show” is the most emotional song Peter Gabriel wrote with Genesis. It features wonderfully crafted synthesizers and captivating guitar melodies, along with one of Gabriel's best vocal performances. Around three minutes in, a dreamy and beautiful sound extends until the return of vocals and instrumentals. The final part is the most progressive, with highlights on Tony Banks's keyboards. It’s a moment that requires full attention and respect for the listener to truly grasp the band's idea, to the point of feeling transported to another dimension. "Aisle of Plenty", which follows, is a short track of less than two minutes but very beautiful, merely continuing “Cinema Show”.

Selling England by the Pound is an album of rare beauty, unmatched musical sensitivity, the kind that graces the Earth only once in many years. It is one of the sacred bibles of progressive rock. Tony Banks was exceptional, being definitely his best work with the band, sometimes subtle, sometimes showing great skill on the keys. Steve Hackett excelled in creating atmospheres with the Genesis signature that only he could and can achieve. He had already shown great performance on the previous two albums, but here, in addition to standing out individually, he worked extensively for the band. Peter Gabriel's vocals shine, with his voice production never being so good, delivering beautiful, theatrical, emotional, and unique performances that make him considered one of the most distinctive voices in the history of progressive rock, influencing countless bands in the following decades. Mike Rutherford does not occupy the same space as in previous albums, perhaps due to the prominence of Banks's keyboards, but he worked with solid, creative, and effective lines whenever called upon. Phil Collins on drums is impressive, not necessarily spectacular, but very meticulous with lines and movements that always build the songs on the album.

The production of this album is better than any of the previous ones. It is masterful and shows a band at its creative peak. Capable of enchanting the listener through instrumental passages that reach the soul and bring tears to the eyes. An album that was born, became, and will forever be one of the greatest classics in the history of progressive rock. Selling England by the Pound, more than deserving a review, deserves a declaration of love.

NOTA: 10/10

Tracks Listing: 

1. Dancing with the Moonlit Knight (8:04)
2. I Know What I Like (In Your Wardrobe) (4:08)
3. Firth of Fifth (9:38)
4. More Fool Me (3:10)
5. The Battle of Epping Forest (11:46)
6. After the Ordeal (4:16)
7. The Cinema Show (11:06)
8. Aisle of Plenty (1:32)

Ouça, "Firth Of Fifth"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana