Steve Hackett - Voyage Of The Acolyte (1975)

Steve Hackett é um guitarrista que agrada qualquer amante de um estilo refinado e elegante de tocar. Muito mais do que ser lembrado como o ex-guitarrista do Genesis, todos deveriam se aprofundar em sua obra solo, que construiu uma carreira repleta de trabalhos de extrema qualidade e versatilidade. Hackett nunca se prende a rótulos, mas sempre soa de forma única, independentemente do gênero que esteja explorando – seja jazz-rock, pop, rock progressivo, música brasileira, blues, violão clássico ou música erudita. Para ele, o campo musical é irrelevante; no fim, ele sempre faz brotar música de extremo bom gosto.

Voyage of the Acolyte fez o mundo conhecer de fato aquele músico que, no Genesis, muitas vezes passava despercebido devido à sua timidez. Com o lançamento de seu primeiro álbum solo, Steve Hackett foi oficialmente apresentado como um dos guitarristas mais talentosos e icônicos da história do rock progressivo. Algumas pessoas veem Voyage of the Acolyte como um álbum perdido do Genesis, pois seus antigos companheiros de banda, Mike Rutherford e Phil Collins, participaram do grupo formado por Hackett. De certa forma, isso faz sentido, já que é uma grande parcela do Genesis reunida, mas Hackett soube usar um tempero próprio.

O álbum começa com "Ace of Wands", uma faixa de tirar o fôlego desde os primeiros segundos, onde a guitarra complexa é o destaque, apoiada pela incrível bateria de Phil Collins e pela flauta agressiva de John Hackett, bem diferente do estilo de Peter Gabriel no Genesis. Mudanças radicais de andamento, sinos e passagens incríveis de guitarra são apenas parte dessa obra notável – a primeira música do primeiro álbum de uma longa e sólida carreira solo que estava apenas começando.

"Hands of the Priestess Part I" é liderada por uma bela flauta, com uma guitarra em tom misterioso e assombrado, reminiscente do que Hackett desenvolveu no Genesis, mas com uma abordagem totalmente nova, simplesmente deliciosa de ouvir. "A Tower Struck Down" é outra faixa agressiva do disco, onde Mike Rutherford constrói uma poderosa estrutura de baixo, apoiada por Percy Jones em um baixo extra. Novamente, há um trabalho de guitarra incrível de Hackett, que em determinado momento é misturado com uma multidão gritando, explosões e outros sons que anunciam a seção final, onde o Mellotron encerra a música.

"Hands of the Priestess Part II" é ainda mais suave que a parte um. Teclados ajudam a dar um pouco de luz ao humor melancólico e sombrio do álbum, mas sem perder o mistério e a tristeza. Apenas 1:34 minutos de duração, mas o suficiente para complementar e fechar muito bem a parte I. Uma menção especial para John Hackett, que novamente toca sua flauta com habilidades singulares. "The Hermit" é outra música suave e melancólica, desta vez com um vocal muito competente por parte de Hackett, que casa perfeitamente com sua incrível guitarra. Este título lembra o som que seria proeminente em A Trick of the Tail, com uma atmosfera de tristes contos de fadas.

"Star of Sirius" é uma faixa muito complexa, onde os vocais de Phil Collins soam melhor do que nunca, provavelmente porque ele estava soando como a si mesmo e não tentando copiar o estilo de Peter Gabriel. Inicia suave, mas de repente o teclado de John Acock anuncia uma mudança total para algo mais jazzy e violento, onde a guitarra de fundo é perfeita. A música sofre novamente mudanças, indo para um estilo suave em que teclados e flautas fazem um belo casamento, levando o ouvinte a uma complexa passagem de bateria, Mellotron, teclados, e, claro, a guitarra de Hackett tocando no estilo acústico sem deixar para trás sua marca atmosférica. Um verdadeiro exemplo do significado de rock progressivo. "The Lovers" é uma faixa acústica, curta e que dá um descanso após toda a complexidade da faixa anterior, preparando o ouvinte para a música de encerramento.

O álbum encerra com "Shadow of the Hierophant", um verdadeiro épico. Começa com Sally Oldfield e seus vocais cristalinos característicos, fazendo o ouvinte viajar por variações musicais complexas e suaves. Uma passagem instrumental dramática interrompe a voz de Sally pela primeira vez por alguns segundos. Isso se repete outras vezes, até um momento quase psicodélico, onde toda a banda toca junta. Com mais uma mudança de andamento, Hackett introduz o ouvinte à seção final da faixa. A partir deste momento até o término, temos uma sequência de mudanças e atmosferas diferentes que se complementam, resultando em um final requintado e incrivelmente dramático, com Hackett tocando em seu estilo único, apoiado pelo Mellotron, sinos e o resto da banda. Um dos finais de música mais espetaculares que já ouvi. Simplesmente sensacional.

Ao longo de mais de quarenta anos de carreira solo, muitos foram os bons álbuns lançados por Steve Hackett, mas nenhum conseguiu ser tão perfeito quanto seu álbum de estreia. Uma musicalidade fina, requintada e de extremo bom gosto, executada por verdadeiros profissionais – um exímio trabalho do mais produtivo músico solo vindo de uma grande banda de rock progressivo da década de 70.

========
========
========
========

Steve Hackett is a guitarist who appeals to anyone who appreciates a refined and elegant playing style. Far beyond being remembered as the former guitarist of Genesis, everyone should delve into his solo work, which has built a career filled with extremely high-quality and versatile projects. Hackett never sticks to labels but always sounds unique, regardless of the genre he’s exploring—be it jazz-rock, pop, progressive rock, Brazilian music, blues, classical guitar, or classical music. For him, the musical field is irrelevant; in the end, he always creates music of exceptional taste.

Voyage of the Acolyte introduced the world to the musician who, in Genesis, often went unnoticed due to his shyness. With the release of his first solo album, Steve Hackett was officially presented as one of the most talented and iconic guitarists in the history of progressive rock. Some people view Voyage of the Acolyte as a lost Genesis album, as his former bandmates, Mike Rutherford and Phil Collins, participated in Hackett’s group. In a way, this makes sense, as a significant portion of Genesis is reunited, but Hackett managed to add his own unique touch.

The album starts with "Ace of Wands", a breathtaking track from the first seconds, where the complex guitar is the highlight, supported by Phil Collins' incredible drumming and John Hackett’s aggressive flute, quite different from Peter Gabriel’s style in Genesis. Radical tempo changes, bells, and incredible guitar passages are just part of this remarkable work—the first song from the first album of a long and solid solo career that was just beginning.

"Hands of the Priestess Part I" is led by a beautiful flute, with a guitar in a mysterious and haunting tone, reminiscent of what Hackett developed in Genesis, but with a completely new approach, simply delightful to listen to. "A Tower Struck Down" is another aggressive track on the album, where Mike Rutherford builds a powerful bass structure, supported by Percy Jones on an extra bass. Again, there is incredible guitar work from Hackett, which at one point is mixed with a crowd screaming, explosions, and other sounds that announce the final section, where the Mellotron concludes the song.

"Hands of the Priestess Part II" is even smoother than Part I. Keyboards help bring a bit of light to the album's melancholic and dark mood but without losing the mystery and sadness. At only 1:34 minutes long, it’s enough to complement and close Part I very well. A special mention to John Hackett, who again plays his flute with unique skills. "The Hermit" is another soft and melancholic song, this time with a very competent vocal performance by Hackett, which perfectly complements his amazing guitar work. This track recalls the sound that would be prominent in A Trick of the Tail, with a fairy-tale atmosphere.

"Star of Sirius" is a very complex track, where Phil Collins' vocals sound better than ever, probably because he was sounding like himself and not trying to mimic Peter Gabriel’s style. It starts softly but suddenly John Acock’s keyboard announces a complete shift to something more jazzy and intense, where the background guitar is perfect. The music changes again, moving to a smooth style where keyboards and flutes make a beautiful pairing, leading the listener to a complex passage of drums, Mellotron, keyboards, and, of course, Hackett’s guitar playing in an acoustic style without losing its atmospheric mark. A true example of what progressive rock means. "The Lovers" is an acoustic, short track that provides a respite after the complexity of the previous track, preparing the listener for the closing song.

The album concludes with "Shadow of the Hierophant", a true epic. It begins with Sally Oldfield and her characteristic crystal-clear vocals, taking the listener through complex and smooth musical variations. A dramatic instrumental passage interrupts Sally’s voice for the first time for a few seconds. This happens repeatedly, until an almost psychedelic moment, where the whole band plays together. With another tempo change, Hackett introduces the listener to the final section of the track. From this point until the end, there’s a sequence of different changes and atmospheres that complement each other, resulting in a refined and incredibly dramatic ending, with Hackett playing in his unique style, supported by Mellotron, bells, and the rest of the band. One of the most spectacular musical endings I’ve ever heard. Simply sensational.

Throughout over forty years of solo career, Steve Hackett has released many great albums, but none has been as perfect as his debut album. A fine, refined musicality of exceptional taste, performed by true professionals—a remarkable work from the most productive solo musician coming from a major progressive rock band of the 70s.

NOTA: 10/10

1. Ace of Wands (5:23)
2. Hands of the Priestess, Part I (3:28)
3. A Tower Struck Down (4:53)
4. Hands of the Priestess, Part II (1:31)
5. The Hermit (4:49)
6. Star of Sirius (7:08)
7. The Lovers (1:50)
8. Shadow of the Hierophant (11:44)

Ouça, “Ace of Wands”



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana