Roger Waters - Is This The Life We Really Want? (2017)


Roger Waters, mesmo após a separação do Pink Floyd, nunca pareceu verdadeiramente completo sem o apoio de seus companheiros de banda. Seus trabalhos solo, apesar de notáveis, não atingiram o mesmo impacto grandioso que seus projetos com o grupo. Quase vinte e cinco anos após Amused to Death, Waters retorna com um novo álbum de inéditas.

A produção de Nigel Godrich é um ponto alto, trazendo camadas sonoras ricas e focadas em teclados. Is This the Life We Really Want? se destaca por sua acessibilidade, sendo provavelmente o álbum mais fácil, digamos assim, da discografia de Waters. A obra continua a explorar temas anti-fascistas, anti-imperialistas e anti-ganância que sempre foram centrais em seu trabalho, agora com uma sutileza que contrasta com a falta de nuance do mundo atual. O álbum é, sem dúvida, uma declaração contundente contra Donald Trump e outros que se aproveitam do sofrimento humano.

O álbum inicia com a faixa breve “When We Were Young”, marcada por batimentos cardíacos e o tic-tac de um relógio, lembrando o icônico The Dark Side of the Moon. Em “Déjà Vu”, Waters usa um violão e uma atmosfera de cordas para refletir sobre o que teria feito se fosse Deus, antes de mudar o tom e questionar o que teria feito se fosse um drone. Esta faixa remete às baladas de The Final Cut, seu último disco com o Pink Floyd.

“The Last Refugee” é um dos momentos mais tocantes do álbum, tanto musicalmente quanto liricamente. A faixa, com sua melodia melancólica e influências do The Wall, apresenta conversas de rádio e riffs de sintetizador e piano que deslizam suavemente por toda a canção. “Picture That” evoca memórias de “Sheep” e contém elementos de “Shine On You Crazy Diamond Parts VI-XI”. Embora mantenha uma atmosfera sombria, a música apresenta uma pulsação mais direta e uma cozinha sólida, além de sintetizadores psicodélicos.

“Broken Bones” inicia com um violão acústico acentuado e um vocal que é ao mesmo tempo suave e potente. A faixa cresce em intensidade, com arranjos orquestrais emocionantes e linhas de guitarra que enriquecem a experiência musical. A faixa-título, “Is This the Life We Really Want?”, começa com uma breve fala de Donald Trump sobre a cobertura de sua eleição, antes de se desenvolver em uma composição musical simples, porém, bem arranjada, destacando os teclados.

“Bird in a Gale” traz um vocal uivante e desesperado, complementado por teclados que reforçam a tensão. A faixa também faz lembrar “Sheep” em alguns aspectos. “The Most Beautiful Girl” é uma reflexão sobre o bombardeio na Síria. O uso de piano e cordas é sutil, equilibrando-se bem com o vocal e mostrando uma entrega emocional impressionante, com um final que mistura tristeza e anseio. “Smell the Roses” é uma verdadeira celebração dos elementos do Pink Floyd, com uma melodia que incorpora aspectos de “Have a Cigar”, batidas de “Echoes”, e elementos de “Dogs” e “Speak to Me/Breathe”, culminando em um final que remete a “Shine On You Crazy Diamond”.

As faixas finais formam um trio coeso que apela para o amor e respeito, metaforizando a fragilidade da paz e cooperação, especialmente no segmento final, "Part of Me Died". Musicalmente, a inclusão de toques simples e encantadores de piano e teclados proporciona um final edificante para o álbum.

Is This the Life We Really Want? é exatamente o que os fãs e críticos de Roger Waters esperavam: uma crítica mordaz à condição humana atual, com letras afiadas e composições exuberantes. Mostra um Waters em ótima forma, determinado a despertar a consciência sobre o estado do mundo. Apesar de seu foco político, a qualidade musical do álbum merece destaque, oferecendo uma experiência rica e envolvente.

========
========
========
========

Roger Waters, even after his separation from Pink Floyd, never seemed truly complete without the support of his bandmates. His solo works, while notable, didn’t achieve the same grand impact as his projects with the group. Nearly twenty-five years after Amused to Death, Waters returns with a new album of original material.

Nigel Godrich’s production is a highlight, bringing rich, keyboard-focused layers of sound. Is This the Life We Really Want? stands out for its accessibility, arguably being the most approachable album in Waters’ discography. The work continues to explore anti-fascist, anti-imperialist, and anti-greed themes that have always been central to his music, now with a subtlety that contrasts with the lack of nuance in the current world. The album is, without a doubt, a powerful statement against Donald Trump and others who exploit human suffering.

The album opens with the brief track “When We Were Young”, marked by heartbeats and the ticking of a clock, reminiscent of the iconic The Dark Side of the Moon. In “Déjà Vu", Waters uses acoustic guitar and a string-laden atmosphere to reflect on what he might have done if he were God, before shifting tone to question what he would have done if he were a drone. This track echoes the ballads from The Final Cut, his last album with Pink Floyd.

“The Last Refugee” is one of the album’s most poignant moments, both musically and lyrically. The track, with its melancholic melody and influences from The Wall, features radio chatter and synthesizer and piano riffs that smoothly glide throughout the song. “Picture That” evokes memories of “Sheep” and contains elements of “Shine On You Crazy Diamond Parts VI-XI", While maintaining a dark atmosphere, the music presents a more direct pulse, with a solid rhythm section and psychedelic synthesizers.

“Broken Bones” begins with a sharp acoustic guitar and vocals that are both gentle and powerful. The track builds in intensity, with stirring orchestral arrangements and guitar lines that enrich the musical experience. The title track, “Is This the Life We Really Want?", starts with a brief speech from Donald Trump about the coverage of his election, before evolving into a simple yet well-arranged musical composition, highlighting the keyboards.

“Bird in a Gale” features a howling, desperate vocal, complemented by keyboards that heighten the tension. The track also recalls “Sheep” in some respects. “The Most Beautiful Girl” reflects on the bombing in Syria. The use of piano and strings is subtle, balancing well with the vocals and showing an impressive emotional delivery, with an ending that blends sadness and longing. “Smell the Roses” is a true celebration of Pink Floyd’s elements, with a melody incorporating aspects of “Have a Cigar”, beats from “Echoes,” and elements from “Dogs” and “Speak to Me/Breathe", culminating in a finale that references “Shine On You Crazy Diamond".

The final tracks form a cohesive trio that appeals to love and respect, metaphorically addressing the fragility of peace and cooperation, especially in the concluding segment, "Part of Me Died", Musically, the inclusion of simple yet charming touches of piano and keyboards provides an uplifting end to the album.

Is This the Life We Really Want? is exactly what fans and critics of Roger Waters expected: a biting critique of the current human condition, with sharp lyrics and lush compositions. It shows Waters in top form, determined to awaken consciousness about the state of the world. Despite its political focus, the musical quality of the album deserves attention, offering a rich and engaging experience.

NOTA: 7/10

Tracks Listing:

1. When We Were Young (1:38)
2. Déjà Vu (4:27)
3. The Last Refugee (4:12)
4. Picture That (6:47)
5. Broken Bones (4:57)
6. Is This the Life We Really Want? (5:55)
7. Bird in a Gale (5:31)
8. The Most Beautiful Girl (6:09)
9. Smell the Roses (5:15)
10. Wait for Her (4:56)
11. Oceans Apart (1:07)
12. Part of Me Died (3:12)

Ouça, "Smell the Roses"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana