Yes - Magnification (2001)


Após o álbum Drama de 1980, muitos fãs exigentes que viam o Yes como uma referência suprema no rock progressivo dos anos 70 e uma grande inspiração para novas bandas ao redor do mundo, ficaram desanimados com a produção basicamente pop da banda ao longo de um longo período. A chama começou a acender novamente em 1999, quando o grupo fez uma tímida, mas notável, tentativa de retorno com The Ladder. No entanto, foi com Magnification que a banda realmente reviveu. Embora não seja uma obra-prima como algumas das suas criações anteriores, é um disco de qualidade relevante e digna de destaque. Uma curiosidade é que, ao contrário do usual, não contaram com um tecladista, mas sim com uma orquestra conduzida por Larry Groupé, mais conhecido por seu trabalho em trilhas de filmes.

A faixa de abertura e título do álbum, “Magnification”, define imediatamente o tom orquestral que permeia o disco. Com momentos suaves e acústicos intercalados com guitarras elétricas e uma batida sutil, a faixa revela que a voz de Jon Anderson começa a mostrar sinais de desgaste, o que é compreensível dado seu longo histórico de desempenho impecável. É uma boa abertura para o álbum. “Spirit of Survival” remete ao rock de arena da época de Anderson Bruford Wakeman Howe. Chris Squire brilha com uma linha de baixo marcante, enquanto as cordas orquestrais preenchem os espaços de forma eficaz. Alan White oferece uma bateria enérgica e Steve Howe faz um excelente trabalho na guitarra. No entanto, os backing vocals parecem um pouco dispensáveis.

“Don’t Go” é a parte mais fraca do álbum; a maioria das vezes, eu acabo pulando essa faixa. Apesar de seu refrão cativante e do bom trabalho de guitarra na parte final, a música não agrega muito ao disco. “Give Love Each Day” traz o trabalho orquestral de Larry Groupé de maneira significativa. A introdução de mais de dois minutos tem um ar cinematográfico, e a intervenção de Squire no baixo é simples, mas eficaz. Anderson entra com suas primeiras linhas antes que a banda se junte, com Howe oferecendo uma guitarra intrincada e as cordas criando uma composição majestosa e melódica. Esta faixa é um exemplo de um som acessível e maduro do Yes, demonstrando evolução e ainda soando progressivo.

“Can You Imagine”, uma composição do projeto XYZ de Chris Squire e Alan White com Jimmy Page, é uma faixa curta que encanta com os vocais de Squire e um acompanhamento orquestral bem feito. Apesar de sua curta duração, a música mostra uma excelente performance de Anderson nos backing vocals. “We Agree” evoca o Genesis de Wind & Wuthering, começando com uma guitarra acústica agradável e uma linha de baixo pulsante. A orquestra cria um belo pano de fundo e a música cresce para um final expansivo, tanto musical quanto lírico.

“Soft as a Dove” é uma colaboração tranquila e agradável entre Anderson e Howe, com uma flauta que complementa a faixa de forma eficaz. “Dreamtime” é uma das peças mais notáveis do álbum. Com uma introdução que mostra a fusão da guitarra com a orquestra, a música é repleta de melodias vocais intrigantes, instrumentação agradável e lindas orquestrações. Apesar do solo de orquestra no final parecer desnecessário, a faixa ainda assim é impressionante.

“In the Presence Of” é uma composição com potencial para se tornar um clássico. Começa com Anderson ao piano, depois é acompanhada por uma linha de baixo requintada de Squire. Steve Howe faz um trabalho soberbo com a guitarra slide, e a música, com seus 10 minutos de duração, cresce em força e esplendor, oferecendo um trabalho exuberante. O álbum encerra com “Time is Time”, uma faixa curta e simples que talvez pareça desnecessária para alguns. Porem, acho que ela oferece um encerramento sentimental e bonito para o álbum.

Magnification é um trabalho digno que retorna ao som tradicional do Yes de maneira convincente. Embora não seja uma obra-prima, marca o ressurgimento de um dos dinossauros mais ferozes da história do rock progressivo. 

========
========
========
========

After the 1980 album Drama, many discerning fans who viewed Yes as a supreme reference in 1970s progressive rock and a major inspiration for new bands around the world felt disheartened by the band's essentially pop production over a long period. The flame began to reignite in 1999, when the group made a tentative but notable attempt at a comeback with The Ladder. However, it was with Magnification that the band truly revived. Although it is not a masterpiece like some of their previous works, it is a relevant and noteworthy album. Interestingly, unlike usual practice, they did not use a keyboardist but rather an orchestra conducted by Larry Groupé, who is better known for his work on film scores.

The opening and title track, “Magnification,” immediately sets the orchestral tone that permeates the album. With gentle, acoustic moments interspersed with electric guitars and a subtle beat, the track reveals that Jon Anderson’s voice starts to show signs of wear, which is understandable given his long history of impeccable performance. It is a good start to the album. “Spirit of Survival” harks back to the arena rock of the Anderson Bruford Wakeman Howe era. Chris Squire shines with a prominent bass line, while the orchestral strings fill in the spaces effectively. Alan White delivers energetic drumming and Steve Howe does an excellent job on guitar. However, the backing vocals seem somewhat superfluous.

“Don’t Go” is the weakest part of the album; I often end up skipping this track. Despite its catchy chorus and the good guitar work at the end, the song doesn’t add much to the album. “Give Love Each Day” features Larry Groupé’s orchestral work significantly. The introduction of over two minutes has a cinematic feel, and Squire’s bass intervention is simple yet effective. Anderson delivers his first lines before the band joins in, with Howe offering intricate guitar work and the strings creating a majestic and melodic composition. This track is an example of Yes’s accessible and mature sound, demonstrating evolution while still sounding progressive.

“Can You Imagine,” a composition from Chris Squire and Alan White’s XYZ project with Jimmy Page, is a short track that delights with Squire’s vocals and well-crafted orchestral accompaniment. Despite its brief duration, the song showcases an excellent performance by Anderson on the backing vocals. “We Agree” evokes Genesis's Wind & Wuthering, starting with a pleasant acoustic guitar and a pulsating bass line. The orchestra creates a beautiful backdrop, and the song builds to an expansive ending, both musically and lyrically.

“Soft as a Dove” is a calm and pleasant collaboration between Anderson and Howe, with a flute effectively complementing the track. “Dreamtime” is one of the album’s most notable pieces. With an introduction that showcases the fusion of guitar and orchestra, the song is filled with intriguing vocal melodies, pleasing instrumentation, and beautiful orchestrations. Although the orchestral solo at the end seems unnecessary, the track is still impressive.

“In the Presence Of” is a composition with the potential to become a classic. It starts with Anderson on piano, followed by an exquisite bass line from Squire. Steve Howe does a superb job with slide guitar, and the song, with its 10 minutes of duration, grows in strength and splendor, offering lush work. The album concludes with “Time is Time,” a short and simple track that may seem unnecessary to some. However, I think it provides a sentimental and beautiful ending to the album.

Magnification is a worthy effort that convincingly returns to the traditional Yes sound. Although not a masterpiece, it marks the resurgence of one of the fiercest dinosaurs in the history of progressive rock.

NOTA: 7/10

Tracks Listing:

1. Magnification (7:15)
2. Spirit of Survival (6:02)
3. Don't Go (4:27)
4. Give Love Each Day (7:44)
5. Can You Imagine (2:58)
6. We Agree (6:30)
7. Soft as a Dove (2:18)
8. Dreamtime (10:45)
9. In the Presence Of (10:24) 
10. Time Is Time (2:09)

Ouça, "In the Presence Of"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana