SQUACKETT - A Life Within A Day (2012)

 

Quando grandes nomes do rock progressivo se juntam, as expectativas costumam ser altíssimas. No caso do encontro entre Steve Hackett e Chris Squire, a teoria sugeria que o resultado seria espetacular. No entanto, na prática, a euforia gerada por suas combinações poderia ser atenuada por uma execução que não estivesse à altura do esperado. Ao me deparar com este projeto, decidi não criar expectativas exageradas, e o resultado não é ruim, mas, sinceramente, poderia ter sido melhor.

Steve Hackett é um dos meus guitarristas favoritos, e Chris Squire é uma figura icônica do rock progressivo, conhecido por sua contribuição fundamental ao Yes. Ambos têm legados impressionantes, e portanto a expectativa era de algo grandioso. Porém, a realidade mostrou que apesar do talento extraordinário de ambos, as diferenças estilísticas entre eles talvez tenham levado a compromissos que afetaram a coesão do álbum.

O álbum começa com a faixa-título, que é um começo promissor. O talento de Hackett na guitarra é evidente, e o baixo robusto de Squire cria uma base sólida. O que surpreende é a escolha de Hackett para os vocais, em vez de Squire. De qualquer forma, a performance vocal é excelente. O meio da música traz uma seção técnica e veloz que demonstra claramente por que esses músicos são gigantes do rock progressivo. “Tall Ships” segue com uma introdução de guitarra cativante e um baixo poderoso. No entanto, a faixa se perde um pouco ao tentar buscar uma abordagem mais comercial, o que para músicos com uma inclinação mais progressiva, resulta em uma sonoridade menos convincente. A faixa não é ruim, mas também não empolga.

“Divided Self” mostra uma melhoria em relação à faixa anterior, especialmente no trabalho vocal combinado. Remete ao estilo de Spectral Mornings do Hackett e aos vocais do Yes em Big Generator. “Aliens” poderia ser vista como algo completamente descartável, mas por respeito às boas linhas de guitarra e baixo, classifico-a apenas como uma balada previsível e desinteressante. “Sea of Smiles” poderia ser confundida com um material perdido de Spectral Mornings por seu início, mas rapidamente se torna mais leve e orientada ao rock de arena. Ainda assim, é uma das minhas faixas preferidas do álbum, com um solo de guitarra excelente e um teclado marcante de Roger King.

“The Summer Backwards” é uma faixa melódica que reflete bem o estilo de Squire e inclui um belo uso do Mellotron. É uma música agradável e oferece um contraste notável com a sonoridade mais pesada da faixa seguinte. “Storm Chaser” parece uma música remanescente do álbum To Watch the Storms de Hackett, com a banda mostrando um desempenho impressionante e algumas passagens com influências crimsoniano. “Can Not Stop the Rain” é provavelmente a faixa mais voltada para o rock de arena do álbum, e a considero uma balada repetitiva e maçante, que me lembra a decepção ao ouvir a GTR pela primeira vez. O único ponto positivo são os vocais bem executados.

O álbum encerra de maneira notável com “Perfect Love Song”, que é enérgica e cheia de mudanças agradáveis. Os vocais são excelentes e Hackett brilha com sua guitarra, oferecendo um final robusto. A escolha de começar e terminar com as melhores faixas parece ser uma estratégia acertada.

Em última análise, Steve Hackett e Chris Squire são músicos de altíssimo calibre, mas não é realista esperar que cada colaboração resulte em uma obra-prima. A Life Within a Day é um álbum que oscila entre ótimos momentos e outros menos inspirados. Mas às vezes, o objetivo é apenas gravar algo descontraído, como amigos fazendo música, e nesse sentido, o álbum se sai bem. No final das contas, é uma experiência musical que embora não atinja o ápice do que ambos são capazes de criar, oferece uma contribuição válida ao seu legado.

========
========
========
========

When prominent names in progressive rock come together, expectations are often sky-high. In the case of Steve Hackett and Chris Squire, the theory suggested that the result would be spectacular. However, in practice, the excitement generated by their collaboration could be tempered by a performance that didn't quite meet the anticipated standards. Upon encountering this project, I decided not to set my expectations too high, and while the outcome isn't bad, it honestly could have been better.

Steve Hackett is one of my favorite guitarists, and Chris Squire is an iconic figure in progressive rock, known for his crucial role in Yes. Both have impressive legacies, and thus, expectations were set for something grand. However, reality revealed that despite their extraordinary talent, the stylistic differences between them may have led to compromises that affected the album's cohesion.

The album opens with the title track, which starts off promisingly. Hackett's guitar prowess is evident, and Squire's robust bass creates a solid foundation. What surprises is Hackett's choice for the vocals, rather than Squire. Nevertheless, the vocal performance is excellent. The middle of the track features a technical and fast-paced section that clearly demonstrates why these musicians are giants of progressive rock. "Tall Ships" follows with a captivating guitar introduction and powerful bass. However, the track somewhat loses its way in attempting a more commercial approach, resulting in a less convincing sound for musicians with a more progressive inclination. The track isn't bad, but it also doesn't excite.

"Divided Self" shows an improvement over the previous track, particularly in the combined vocal work. It harkens back to Hackett's Spectral Mornings style and Yes's vocals on Big Generator. "Aliens" might be seen as entirely disposable, but out of respect for the good guitar and bass lines, I classify it as merely a predictable and uninteresting ballad. "Sea of Smiles" could be mistaken for a lost track from Spectral Mornings by its beginning, but it quickly becomes lighter and more arena-rock oriented. Still, it's one of my favorite tracks on the album, with an excellent guitar solo and a standout keyboard performance by Roger King.

“The Summer Backwards” is a melodic track that reflects Squire’s style well and features beautiful Mellotron usage. It's a pleasant song and provides a notable contrast to the heavier sound of the following track. “Storm Chaser” feels like a remnant from Hackett's album To Watch the Storms, with the band delivering an impressive performance and some Crimson-esque passages. “Can Not Stop the Rain” is probably the most arena-rock-oriented track on the album, and I consider it a repetitive and tiresome ballad, reminding me of the disappointment of hearing GTR for the first time. The only positive aspect is the well-executed vocals.

The album ends on a high note with “Perfect Love Song”, which is energetic and full of enjoyable changes. The vocals are excellent, and Hackett shines with his guitar, providing a robust conclusion. Starting and ending with the best tracks seems to be a successful strategy.

Ultimately, Steve Hackett and Chris Squire are musicians of the highest caliber, but it's unrealistic to expect every collaboration to result in a masterpiece. A Life Within a Day is an album that oscillates between great moments and less inspired ones. But sometimes, the goal is simply to record something relaxed, like friends making music, and in that sense, the album succeeds. In the end, it’s a musical experience that, while not reaching the pinnacle of what both are capable of creating, offers a valid contribution to their legacy.

NOTA: 6/10

Tracks Listing:

1. A Life Within a Day (6:36)
2. Tall Ships (6:18)
3. Divided Self (4:06)
4. Aliens (5:32)
5. Sea of Smiles (5:25)
6. The Summer Backwards (3:01)
7. Stormchaser (5:27)
8. Can't Stop the Rain (5:48)
9. Perfect Love Song (4:04)

Ouça, "Perfect Love Song"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solaris - Marsbéli Krónikák (The Martian Chronicles) (1984)

  Marsbéli Krónikák  é um álbum que merece atenção especial dentro do rock progressivo dos anos 80. Apesar da década ser frequentemente vist...

Postagens mais visitadas na última semana